5 passos para organizar a sua mala como um viajante profissional

by

Viajar a passeio sempre é muito bom, já as viagens a trabalho nem tanto. Mas se tem uma coisa que essas duas viagens têm em comum é aquele momento preguicinha de organizar a mala.

Jogar tudo o que você tem no guarda-roupa dentro da mala não é a solução. Além de mais leve, uma mala bem organizada pode oferecer mais espaço para você trazer compras e outras coisas que quiser do destino.

O tipo de viagem que você vai fazer, o destino, o clima da região, os tipos de passeio, a duração da viagem e até o meio de transporte (avião, carro, ônibus e trem) influenciam na hora de arrumar as malas.

Não existe uma fórmula secreta para organizar a mala, mas algumas dicas práticas são valiosas para você organizar tudo como um profissional, acompanhe.

 1. Faça um checklist

O primeiro passo a fazer é montar um checklist para viagem com tudo o que você realmente precisa levar. É importante considerar o local que você vai ficar, os tipos de passeio que vai fazer, o clima da cidade (e possíveis mudanças), enfim. Liste tudo o que você vai precisar para não deixar nada para trás:

  • Documentos;
  • Roupas para cada ocasião;
  • Acessórios;
  • O que vai na necessaire;
  • Eletrônicos;
  • Medicamentos;
  • Kit higiene;
  • Lanche.

Feito isso, separe todas as coisas que vai precisar e parta para o próximo passo.

2. Escolha a mala

O tipo de mala que você vai escolher vai depender do tipo de viagem que vai fazer. Uma mala enorme e pesada não é a melhor escolha se você vai fazer um mochilão indo de cidade a cidade usando transporte público. Mas se você vai fazer intercâmbio ou trabalhar em outro país, provavelmente uma mala grande será a melhor opção.

Avalie o tempo que você vai ficar fora e os percursos que vai fazer durante a viagem. Se for tirar férias de três ou quatro semanas, uma mala média com rodinhas pode ser uma boa saída.

qual mala escolher para viajar

A bagagem de mão deve pesar no máximo 5kg e ter até 115cm de altura, comprimento e largura. As bagagens despachadas devem pesar no máximo 23kg, se ela estiver mais pesada que o limite, você será cobrado por excesso de bagagem nas viagens de avião. Os preços variam de companhia aérea. Já as viagens de ônibus e trem não tem uma fiscalização efetiva que controla o limite de bagagem. Mas é sempre recomendável estar dentro dos limites para evitar transtornos.

3. Organize os itens

Depois de ter listado tudo o que você vai levar e ter escolhido a mala, é hora de organizar tudo. O ideal é que tenha espaço para tudo o que você planeja levar e que as roupas amassem o mínimo possível.

organizar a mala

Itens pequenos podem ser colocados dentro de necessaires ou bolsa de mão para não ocuparem espaço ou mesmo se perderem dentro da mala.

Frascos de shampoo, cremes e perfumes em miniatura são ótimas opções se você vai ficar poucos dias fora de casa. Leve apenas os cosméticos e itens de higiene necessários. Uma boa dica é conferir se o hotel fornece esse tipo de produto para você não precisar carregar na mala.

Acessórios como sapatos e meias podem ser colocados dentro de saquinhos. Outros acessórios como brincos, colares e cintos também podem ser guardados em saquinhos ou necessaire para serem facilmente localizados e evitar danos.

Documentos e objetos de valor devem ir com você na bolsa para serem encontrados com rapidez e evitar perdê-los pelo caminho.

4. Dobre, enrole e otimize o espaço

Separe roupas que sejam versáteis e que combinem entre si, assim você não terá que levar uma grande quantidade de peças. Feito isso, dobre e enrole as peças para ganhar espaço e diminuir o risco de amassá-las. Mas não dobre em muitas camadas, pois assim elas não farão muito volume.

organizar a mala de roupas

Coloque calças, saias, peças jeans e de moletom em camadas uniformes no fundo da mala, sempre as de tecido mais pesado ao fundo. Dobre camisas, vestidos e casacos pelo avesso e aproveite os espaços que sobrar para colocar cintos, roupas íntimas enroladas e outras peças que não amassam. Deixe peças mais delicadas e que podem amassar por cima de tudo na mala.

Já nos bolsos externos da mala podem ser aproveitados para guardar livros, óculos, remédios e outras coisas que possa precisar rapidamente. Separe os frascos de cosméticos e itens de higiene em saquinhos e coloque-os na lateral da mala, para diminuir o risco de vazarem.

5. Aproveite as embalagens dos produtos comprados

Toda viagem rende boas compras, não é mesmo? E por que não aproveitar as embalagens dos produtos comprados para guardar outras coisas? Normalmente, as embalagens são maiores que os produtos, portanto, a dica é: tire todos os produtos comprados das embalagens para ocuparem menos espaço e enrole-os nas roupas para protegê-los. Pegue as caixas vazias e aproveite para guardar outros objetos, principalmente roupas.

 

Para organizar a mala como um profissional

Seguindo esses cinco passos você vai ser capaz de organizar a mala como um verdadeiro profissional. E para ser um expert em organização, leia nossos outros conteúdos relacionados:

Como arrumar as malas para viagem das férias?

Mala de viagem de mão: guia completo sobre restrições e possibilidades

8 itens indispensáveis na sua mala de viagem internacional

You may also like

5 Comments
  1. […] muitas das vezes, o excesso de bagagem pode ser prevenido com a otimização na hora de fazer as malas. Em outras (como nas situações de mudança e compras a serem transportadas), ultrapassar o limite […]

  2. […] mais bonitas do Brasil (não foi tarefa fácil!). Confira a lista e tente segurar sua vontade de fazer as malas agora […]

  3. […] fatores entram no checklist. Além de uma boa dose de ansiedade para chegar ao novo destino, a organização da mala e a separação de todos os documentos necessários marcam a etapa do planejamento. Mas será que […]

  4. […] Saiba Mais: 5 passos para organizar sua mala como um viajante profissional […]

  5. […] malas com compartimentos e divisões internos são as ideais, tendo em vista que facilitam a organização dos itens e aumentam a praticidade se for preciso guardar alguma coisa que está à mão (nesse caso, nos […]

Leave a Comment

Your email address will not be published.