tipos de malas

Tipos de malas: como escolher a ideal para sua viagem

by

Tempo de estadia, temperatura do destino, viagem aérea ou terrestre, deslocamento, conteúdo da bagagem… muitos são os fatores que influenciam na melhor escolha entre os diferentes tipos de malas

Especialmente quando falamos de viagens de avião e trajetos internacionais, fazer uma escolha inteligente  faz toda a diferença para a praticidade do transporte e a tranquilidade na hora de embarcar. Afinal, todo viajante quer conforto, segurança e facilidade de locomoção durante a jornada, certo? 

Para te ajudar a escolher a mala perfeita para sua viagem, elaboramos um checklist com 6 fatores que você não pode deixar de analisar na hora de providenciar a bagagem. Confira! 

1. Verifique as regras da sua companhia aérea  

Para evitar problemas e taxas extras com excesso de bagagem e mala sobredimensionada (ou seja, maior do que o tamanho permitido), é fundamental checar o site da sua companhia aérea com antecedência. 

De forma geral, as malas de viagem são produzidas de acordo com os padrões exigidos pelos voos. As regras da ANAC também padronizam o peso da bagagem de mão em até 10kg. No entanto, as dimensões da bagagem e as condições da compra de franquia, dentre outros aspectos, variam conforme cada empresa aérea. Não deixe de verificar! 

Saiba Mais: 

2. Escolha o tamanho ideal 

tipos de malas

Além de ficar de olho nas regras da sua empresa aérea, é importante observar fatores importantes como duração da viagem, intenção de fazer ou não muitas compras (ou seja, viajar com espaço extra) e a necessidade de carregar itens de maior peso ou dimensão. A análise desse item vai ajudar a definir o tamanho ideal da mala

Mala de viagem grande 

A mala de viagem grande (tamanho G) é indicada para viagens mais longas/intercâmbio, para os viajantes que desejam levar um grande volume de objetos ou mesmo desejam fazer compras no exterior e precisam de espaço extra. Devido às suas dimensões, ela necessariamente deverá ser despachada

Com malas tamanho G, fique atento: algumas são realmente grandes, com uma capacidade que pode ultrapassar até mesmo a franquia de bagagem de muitas passagens aéreas. Cuidado para não ter que arcar com uma cobrança imprevista por excesso de bagagem! 

Em média, as malas grandes têm 32kg de capacidade e dimensões aproximadas de 45 x 29 x 77cm. Essas medidas, no entanto, variam muito de marca para marca. 

Mala de viagem média 

A mala de viagem média é uma das mais versáteis e democráticas para viagem, com peso e tamanho intermediários. Ela também deverá ser despachada antes do embarque. 

Em média, uma mala M tem 23kg de capacidade (o peso máximo de despacho permitido por muitas companhias) e cerca de 41 x 26 x 66cm

Mala de viagem pequena 

A mala de viagem pequena é aquela que pode ser levada, sem custos, na cabine da aeronave – a famosa “bagagem de mão”.  

Além de ser o tamanho mais indicado e prático para viagens de curta duração, a mala pequena ou tamanho P também é um item muito útil para viagens longas (nesses casos, o viajante pode levar com ele, na cabine, objetos de valor, uma muda de roupas, eletrônicos etc). 

O tamanho e peso médios das malas P é de 10kg e 40x20x55 cm.

E quem disse que não dá para viajar só com mala de mão? Além da economia (já que as novas regras estabeleceram o fim da franquia de bagagem despachada, que agora deve ser paga na maioria das tarifas), levar somente uma mala pequena é mais prático, facilita o deslocamento e descomplica a rotina do viajante.  

Temos um artigo com dicas práticas e valiosas para viajar apenas com a bagagem de mão. Clique aqui para conferir! 

*DICA: se a sua intenção for adquirir uma bagagem versátil, que se preste a várias ocasiões, o ideal é investir em uma mala média (tamanho M) e uma pequena, que possa ser utilizada como bagagem de mão e/ou em viagens curtas

Se você viaja com frequência e para diferentes destinos/tipos de viagens, pode ser interessante investir em um kit com os 3 tipos de malas. 

Leia mais: Mala de viagem de mão: guia completo sobre restrições e possibilidades

3. Tipos de malas: analise os diferentes materiais 

Hoje, é possível encontrar os mais diversos materiais na composição de malas de rodinhas (as preferidas pelos viajantes internacionais). Analisar os prós e contras de cada um deles também é de grande ajuda para escolher a mala ideal. Veja: 

Mala flexível

Comum nas malas de mão, o material flexível também pode ser encontrado nas malas de rodinhas e pode ser uma opção interessante. Além de serem geralmente mais baratas, essas bagagens têm a vantagem da maleabilidade, adaptando-se melhor ao conteúdo levado e a bagageiros em geral. 

Os tecidos mais comuns são o nylon e o poliéster, que são mais resistentes a impactos. O contra, aqui, fica por conta da falta de impermeabilização: sua mala pode se molhar de forma significativa se tomar chuva ou houver algum acidente com líquidos. 

Mala semi-rígida 

São as mais fáceis de serem encontradas no mercado! Com material impermeável no seu interior, essas malas garantem uma boa proteção para o conteúdo, além de contarem com uma boa durabilidade. 

Uma possível desvantagem é a dificuldade de higienização – por isso, a sujeira pode se acumular mais facilmente com o tempo. 

Mala rígida 

Impermeáveis e com durabilidade recorde, essas bagagens geralmente são fabricadas com os materiais propileno, policarbonato e ABS. Justamente devido à rigidez da composição, garantem proteção extra para os objetos transportados. 

As desvantagens são pouca maleabilidade, maior peso e mais propensão a serem quebradas, arranhadas ou danificadas por impactos fortes. 

4. Verifique a resistência da mala 

tipos de malas

É claro que resistência é importante, não é mesmo? Afinal de contas, ninguém quer buscar a mala na esteira e se deparar com uma bagagem estragada, rasgada ou com uma rodinha faltante. 

Esse item é especialmente importante para quem viaja com frequência. Por isso, dê preferência a marcas de qualidade, reconhecidas no mercado e com garantia. 

Saiba Mais: Sua mala estragou no aeroporto? Saiba o que fazer

5. Fique de olho nas rodinhas! 

Muito mais prática que as malas com alças, a mala com rodinhas é a preferência geral de viajantes de todo o mundo,com mais espaço e em modelos cada vez mais leves. No entanto, quando o assunto são tipos de malas, a variedade de rodinhas também deve ser levada em consideração. 

As bagagens com 2 rodinhas são muito comuns, mas não tão práticas. Como só têm rodagem para frente e para trás, essas malas podem dificultar o deslocamento – especialmente se forem maiores e estiverem mais pesadas. Portanto, evite as 2 rodas, principalmente se a sua viagem for envolver muito trânsito. 

Por sua vez, as malas do tipo spin, com 360º, possuem 4 ou 5 rodas e são muito mais práticas. Isso porque podem ser transportadas de todos os lados, sem a necessidade de reclinação. O peso também fica concentrado nas próprias rodas, poupando sua coluna. 

6. Observe os acessórios: extensor e divisões internas  

tipos de malas

As malas com compartimentos e divisões internos são as ideais, tendo em vista que facilitam a organização dos itens e aumentam a praticidade se for preciso guardar alguma coisa que está à mão (nesse caso, nos bolsos externos). 

Por isso, prefira bagagens com tiras elásticas, bolsões internos e externos. O extensor é outro item muito útil, aumentando a versatilidade da sua bagagem: trata-se de um zíper lateral que expande o tamanho da mala, permitindo um espaço extra para o conteúdo. 

Tipos de malas: alugue a bagagem perfeita!

Sabemos o quanto o investimento em malas de qualidade é alto. De fato, o orçamento pode pesar bastante se você fizer muitas viagens (de diferentes tipos), sem falar no espaço para armazenamento em casa, o desgaste natural com o tempo e a possibilidade de extravio, estragos e mesmo perda durante o deslocamento. 

Nesse cenário, o aluguel de malas é uma solução prática e simplificada para escolher a bagagem ideal e voltada exatamente para as necessidades da sua viagem, escolhendo entre múltiplos tipos de malas. 

Além disso, o serviço é uma maneira inteligente de viajar com malas das melhores marcas do mercado com muita economia, sem preocupação com extravios e avarias nos aeroportos. 

E aí, tirou suas dúvidas sobre os diversos tipos de malas? Agora que você já sabe como escolher a bagagem ideal, confira mais informações sobre o aluguel de malas e simplifique sua viagem! 

You may also like