perda-de-passaporte

Perda de Passaporte: o que fazer?

by

Processo de solicitação, data de validade, visto… muitas são as preocupações que rondam o passaporte, o documento oficial de identificação do viajante no exterior. Um problema específico, entretanto, se destaca dos demais e pode se tornar uma grande dor de cabeça: a perda de passaporte

Seja por roubo ou descuido na hora de guardar o documento, no Brasil ou em outros países, a situação é um verdadeiro transtorno – tanto para quem está se preparando para viajar e não encontra o objeto quanto para quem está no meio de uma viagem internacional

Mas calma! Embora assuste e possa trazer gastos imprevistos, o problema acontece e pode ser solucionado com as atitudes certas. Descubra agora como agir em caso de perda de passaporte! 

Perda de passaporte no exterior: e agora? 

perda-de-passaporte2

Se estiver fora do Brasil, o primeiro passo é procurar a polícia para registrar o equivalente ao Boletim de Ocorrência (o nome varia de acordo com cada país). Aqui, fica uma dica importante: faça cópias desse registro, pois ele servirá como substituto temporário do passaporte. Não se esqueça de ter também uma cópia digital no celular.

Em seguida, encaminhe-se para o consulado ou embaixada brasileira mais próxima portando o boletim de ocorrência e o formulário de perda, furto, extravio ou destruição de documento de viagem preenchido (acesse este documento aqui). 

No local, você deve explicar tudo o que aconteceu, entregar o B.O. e o fomulário e mostrar sua passagem de retorno ao Brasil. Depois, sua solicitação dependerá do ponto da viagem em que estiver. Confira: 

Fim da viagem: a volta ao Brasil está próxima  

Caso sua data de retorno esteja próxima e seu voo seja direto para o Brasil, sem escalas, solicite uma ARB – Autorização de Retorno ao Brasil. O documento, que tem caráter de urgência, é gratuito e pode substituir o passaporte na sua viagem de volta. 

Vale acrescentar que o ARB é emitido em até 3 dias. A solução é bem mais vantajosa que a solicitação de um novo passaporte no exterior, que sai bem mais cara do que a própria emissão no Brasil. 

A viagem continua: você ainda visitará outros países ou fará voos de conexão na volta 

Se você ainda vai seguir viagem para outros países ou seu voo de volta tem escalas, precisará solicitar um passaporte de urgência

Esse documento é emitido quando o viajante já tem as passagens compradas para outro país e não há tempo hábil para solicitar um passaporte convencional.

Nessa situação, você deverá agendar um horário para emissão no local indicado e preencher o formulário de solicitação do Portal do Itamaraty. Será necessário, ainda, explicar o motivo da solicitação por escrito e apresentar documentos que comprovem a situação (passagem de volta e cópia do boletim de ocorrência). 

Posteriormente, seu pedido seguirá para análise. Caso seja aprovado, o passaporte poderá ser retirado em cerca de 48h – o viajante recebe um protocolo com a data de retirada do documento. Há um valor cobrado pela emissão de um passaporte de urgência

E no retorno ao Brasil, o que fazer? 

Com o passaporte de urgência, a situação fica regularizada. No caso de posse do ARB, basta apresentar o documento, a cópia do B.O. e outro documento oficial com foto. 

Se o viajante perdeu ou teve todos os seus outros documentos roubados (além do passaporte), deverá solicitar que num amigo ou familiar no Brasil envie cópias autenticadas dos mesmos para o país onde estiver. 

Perda de passaporte no Brasil: o que fazer?

perda-de-passaporte3

Se a perda ou roubo do seu passaporte aconteceu no Brasil, o procedimento é mais simples:

  • Tal como no exterior, procure a polícia para registrar um boletim de ocorrência;
  • Vá à Polícia Federal para agendar a emissão de um novo passaporte. Vale lembrar que não existe renovação de passaporte – outro documento (com outro número) será gerado e você precisará pagar uma    nova taxa de emissão (R$257,25).

E se eu perdi o passaporte com minha passagem já comprada para o exterior? 

Infelizmente, não há nada a ser feito para agilizar a entrega do novo passaporte. Não existe, ainda, a emissão de passaportes de emergência para viagens com motivos turísticos. Nesse caso, o melhor a fazer é adiar sua viagem até que seu novo documento esteja pronto. 

É interessante apontar que os passaportes de emergências só são emitidos pela Polícia Federal em situações de trabalho, ajuda humanitária, conflitos, necessidades médicas, catástrofes naturais ou outras situações sérias/graves.  

Dicas para manter seu passaporte em segurança (e evitar perdas e roubos!) 

No fim das contas, a precaução é sempre a melhor solução. Para evitar perdas, furtos ou extravio desse documento de identificação fundamental para viajar para o exterior, alguns cuidados básicos de transporte e armazenamento são fundamentais. Confira: 

  • faça cópias físicas e digitalizadas do passaporte, mantendo-as no celular, no e-mail e na mala de mão
  • além do passaporte, leve com você também outro documento oficial de identificação, como RG e CNH. É interessante, ainda, fazer cópias desses documentos e guardá-los em lugares diferentes para não perdê-los todos de uma vez; 
  • não deixe o passaporte “solto” em bolsas ou mochilas;
  • mantenha o documento sempre com você. O ideal é carregá-lo em doleira (bolsa fina presa à cintura), assim como a maior parte do dinheiro. A precaução garante que esses itens permaneçam em segurança mesmo em casos de perda ou roubo de bolsas e mochilas; 
  • evite ao máximo deixar seu passaporte em Airbnbs, hostels (especialmente em quartos compartilhados!) e hotéis sem muita segurança. Verifique se sua hospedagem oferece cofre no quarto. Na dúvida, leve o passaporte sempre com você, na doleira;
  • apresente o documento somente quando necessário, como no caso de check-ins e aluguéis de carros. Nessas situações, a primeira atitude sempre deve ser checar se o passaporte voltou à segurança! 

Por fim, é interessante lembrar que os países do Mercosul não exigem passaporte para a entrada de brasileiros – basta o porte de RG para os casos de intervenção. 

Nos demais países, muito cuidado para portar o documento e ações rápidas em caso de perda são as medidas mais recomendadas. Fique de olho nas nossas dicas e viaje tranquilo para seu próximo destino! 

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo. Agora que você já sabe como proceder em caso de perda de passaporte, confira nosso artigo com tudo o que você precisa saber sobre seguro viagem

You may also like

2 Comments
  1. […] Fizemos um post completo e detalhado sobre o que fazer em caso de perda de passaporte em diferentes situações. Clique aqui para conferir!  […]

  2. […] Saiba Mais: Perda de passaporte: o que fazer? […]

Leave a Comment

Your email address will not be published.