como tirar passaporte

Como tirar passaporte: preço, documentos e mais

by

O passaporte é uma das principais providências a serem tomadas no planejamento de uma viagem internacional. Com exceção dos países da América do Sul (que aceitam apenas a identidade brasileira como documento de identificação), o ingresso nos demais países exige o porte do principal documento do viajante – em outras palavras, a identidade oficial do turista no exteriorMas afinal, como tirar passaporte?

Emitido pela Polícia Federal no Brasil, o processo exige a apresentação de determinados documentos e o cumprimento de um passo a passo específico. A seguir, confira tudo o que você precisa saber sobre o assunto! 

Como tirar passaporte? 

como-tirar-passaporte2
Abdulrahman Abbadi96/ Fonte: Wikimedia Commons
O processo de solicitar um novo passaporte é relativamente simples e envolve duas idas à Polícia Federal. Na primeira, você deve tirar a foto solicitada e suas impressões digitais. No segundo, somente para retirar seu documento pronto. Atualmente, grande parte da solicitação é realizada online. 

Atenção: o processo é o mesmo tanto para quem vai tirar o passaporte pela primeira vez quanto para quem precisa renovar o documento vencido ou próximo à data de vencimento. 

Documentos para passaporte 

A primeira etapa é compilar todos os documentos necessários – hoje, felizmente, esse quesito está simplificado. São eles: 

  • Documento de Comprovação da Identidade: pode ser o próprio RG, a CNH (Carteira de Habilitação com foto), a Carteira de Trabalho ou uma carteira funcional reconhecida por lei federal;
  • CPF. Se o número constar no RG, na CNH ou na Carteira de Trabalho, não é preciso levar o original;
  • Certificado de Naturalização, para aqueles que se naturalizaram como brasileiros;
  • Se você alterou o seu nome, a Certidão de Casamento também é fundamental. 

OBSERVAÇÃO: caso você ainda possua algum passaporte comum ou de emergência dentro da validade, também deve levar o documento. É cobrada uma taxa duas vezes maior se o solicitante se esquecer desse detalhe.  

Leia mais: Vai viajar para Portugal? 7 cidades imperdíveis para incluir no roteiro 

E quanto ao título de eleitor e comprovante de serviço militar? 

Hoje, não é preciso apresentar comprovantes de votação, Título de Eleitor ou comprovação de serviço militar, no caso dos homens. Isso não significa, entretanto, que você não precisa estar em dia com essas obrigações. 

Antes de solicitar seu passaporte, cheque se sua situação está regular no site do TSE e junto ao Exército (no caso dos homens). De fato, no processo de como tirar passaporte é de responsabilidade da Polícia Federal checar se está tudo certo nesse aspecto. Se for encontrada alguma irregularidade, pode ser necessário apresentar seus comprovantes. 

Preencha o formulário no portal da Polícia Federal 

O próximo passo é acessar o site da Polícia Federal para preencher o formulário de solicitação. É um procedimento simples, no qual você deve informar seus dados pessoais, informações de documento e dados complementares. 

Acesse o formulário de solicitação aqui!

Depois da comprovação do preenchimento, você receberá um protocolo de solicitação e um boleto com o Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento.  

Quitando o GRU: qual é o preço do passaporte? 

A taxa de emissão do passaporte é de R$257,25. Somente após o pagamento do Guia Recolhimento da União será possível fazer o agendamento do seu atendimento na Polícia Federal. 

Faça o agendamento do seu atendimento via site 

Com o pagamento realizado, é a hora de agendar seu atendimento no site da Polícia Federal. Acesse a seção de agendamento e preencha os dados solicitados. CPF, data de nascimento e o número do protocolo deverão ser informados. 

Em seguida, o sistema vai disponibilizar as cidades, postos da PF, datas e horários disponíveis para seu atendimento. Escolha a melhor opção e efetue o agendamento.

Vá ao posto da PF com seus documentos em mãos 

Compareça ao posto da PF na data e horário agendados e os documentos que já listamos em mãos (se tiver um passaporte ainda válido, não se esqueça de levá-lo!). O ideal é levar, ainda, o comprovante de pagamento da GRU. O item não é obrigatório, mas pode ser necessário em eventuais situações de irregularidade no processo.

No posto, todo o processo de como tirar passaporte atendimento é geralmente bem rápido. Você será chamado para a conferência dos documentos e, depois, para a coleta das digitais e a foto. Ao fim do processo, você recebe um protocolo com a data provável de entrega do passaporte. 

Em quanto tempo o passaporte fica pronto? 

O prazo de emissão do passaporte é geralmente de 6 dias úteis. Além de ficar de olho na data provável de entrega do seu protocolo, você também pode acompanhar o andamento do processo neste link.  

Com tudo pronto, basta comparecer ao posto da PF com um documento oficial de identificação e retirar seu passaporte. 

Quanto tempo dura um passaporte? 

O passaporte brasileiro tem 10 anos de validade. Como vimos, é possível tirar um novo passaporte se a data de expiração do seu documento estiver próxima. 

ATENÇÃO: este é o procedimento do passaporte comum. Para saber como solicitar outros tipos do documento, consulte o site da Polícia Federal

Leia mais: Como levar dinheiro para viagem internacional? 

Como tirar passaporte: outras dúvidas comuns 

como-tirar-passaporte3

Como renovar o passaporte? 

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que não existe renovação ou emissão de 2ª via de passaporte. A partir do momento em que o documento expirar, ele está automaticamente inválido – é preciso solicitar um novo documento, com um novo processo de solicitação e o pagamento de uma nova taxa (seguindo todos os passos que explicamos acima). 

Reforçamos que a apresentação do passaporte antigo para a PF só é necessária se esse documento ainda estiver válido. Nesse caso, ele deverá ser mostrado no atendimento presencial, quando será cancelado para a solicitação do novo. 

Segundo a Polícia Federal, se o passaporte estiver vencido, a apresentação do mesmo é recomendável para seu cancelamento físico. 

Como tirar passaporte de bebê e criança? 

O procedimento de como tirar passaporte de bebê ou criança é basicamente o mesmo que explicamos acima. A diferença, aqui, está nos requisitos da fotografia, na validade do documento e na autorização necessária. 

O processo também deve ser feito online, do mesmo modo. Os documentos necessários para emissão de passaporte de menor de idade são: 

  • certidão de nascimento;
  • identidade do pai e da mãe;
  • CPF dos responsáveis;
  • certidão de casamento, se houver mudança de nome de um ou de ambos os pais;
  • protocolo e comprovante de pagamento da GRU;
  • para crianças com menos de 3 anos, é preciso levar uma foto 5×7, recente, colorida, com fundo branco e sem data. Para as maiores dessa idade, a foto é tirada na hora na PF. 
  • autorização de expedição de passaporte para menores (com ou sem autorização de viagem internacional). 

Desde 2014, não é mais preciso fazer uma autorização em cartório para que o menor idade viaje com um dos pais, sozinho ou com outra pessoa. Hoje, no próprio pedido online de emissão de passaporte, é possível escolher entre uma das 2 opções de autorização: 

  • autorização para que o menor viaje apenas com um dos pais, seja o pai ou a mãe;
  • autorização para que o menor viaje com os pais ou desacompanhado. 

Com a seleção de uma das opções, a autorização já sairá impressa no passaporte. É possível, ainda, não ter nenhum tipo de autorização explícita no passaporte. Nesses casos, ainda será necessário apresentar a autorização de viagem realizada no cartório. 

Leia mais: Vai viajar com criança? 7 destinos para conhecer com os pequenos

Perdi meu passaporte. O que fazer? 

“Perdi meu passaporte”: essa é certamente uma das principais fontes de preocupação quando o assunto é o documento oficial de identificação no exterior. A primeira recomendação, nesse caso, é manter a calma. Com as atitudes certas, o problema pode ser solucionado. 

Seja por simples perda, extravio, roubo ou destruição do documento, as orientações são as seguintes: 

  • Se você perdeu o passaporte no Brasil: procure a polícia para registrar um boletim de ocorrência e, em seguida, faça um novo processo de solicitação do documento conforme explicamos no início do post. 

 

  • Se você perdeu o passaporte durante viagem no exterior: tal como se estivesse no Brasil, procure a polícia local para fazer o equivalente a um B.O. Depois, encaminhe-se para a embaixada brasileira mais próxima com o boletim em mãos e o formulário de perda do documento preenchido. Se a sua data de retorno ao Brasil estiver próxima (e o seu voo de volta for direto), você poderá solicitar uma Autorização de Retorno ao Brasil – ARB. Caso você ainda vá visitar outros países e/ou seu voo de volta tiver escalas, precisará solicitar um passaporte de urgência

Fizemos um post completo e detalhado sobre o que fazer em caso de perda de passaporte em diferentes situações. Clique aqui para conferir

Além do passaporte, quais documentos são necessários para passar na imigração?

Além do passaporte dentro da validade, os documentos exigidos na imigração (por motivos de turismo) em geral são: 

  • comprovantes de reserva de hospedagem ou carta-convite (se você for se hospedar na casa de alguém);
  • passagem de volta ou de embarque para um próximo país;
  • Seguro viagem;
  • comprovantes financeiros (assegurando que você possui uma quantia mínima para se manter durante a estadia no destino. O valor varia de acordo com cada país);
  • visto, a depender das exigências do país de destino e do motivo da viagem.  

Lembramos que os países do Mercosul não exigem passaporte de brasileiros na imigração (basta apenas um documento de identificação oficial). Os pré-requisitos e documentos necessários para a imigração de cada país também variam – não se esqueça de checar as exigências específicas do seu país de destino!

Leia Mais: Imigração na Europa: documentos e dicas para passar pela alfândega

Que países exigem o visto de turista para brasileiros? 

Vamos começar com uma boa notícia: os portadores de passaportes brasileiros estão isentos de visto de turismo em mais de 150 países, incluindo as nações da União Europeia e do Mercosul. 

Outras localidades, entretanto (incluindo os EUA), não só exigem o visto como também uma boa organização prévia para atender aos prazos com segurança

Confira os países que exigem o visto de turismo para brasileiros: 

  • Afeganistão, Angola, Arábia Saudita, Argélia, Austrália, Azerbaijão, Bangladesh, Bahrein, Belize, Benin, Brunei, Burkina Faso, Burundi, Butão, Cabo Verde, Camarões, Camboja, Canadá, Catar, Chade, China, Comores, Coreia do Norte, Costa do Marfim, Cuba, Djibuti, Egito, Emirados Árabes Unidos, Eritreia, Estados Unidos, Etiópia, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiana Francesa, Guiné, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Iêmen, Ilhas Cook, Ilhas Kiribati, Ilhas Marianas, Ilhas Marshall, Ilhas Maurício, Ilhas Salomão, Índia, Irã, Iraque, Japão, Jordânia, Kuwait, Laos, Lesoto, Líbano, Libéria, Líbia, Madagascar, Malawi, Mali, Mauritânia, Moçambique, Moldova, Myanmar, Nepal, Níger, Nigéria, Omã, Papua-Nova Guiné, Paquistão, Quênia, Quirguistão, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Senegal, Serra Leoa, Síria, Somália, Sri Lanka, Suazilândia, Sudão, Sudão do Sul, Tadjiquistão, Taiwan, Tanzânia, Timor Leste, Togo, Turcomenistão, Uganda, Uzbequistão, Vanuatu, Vietnã, Zâmbia e Zimbábue.

Como tirar visto americano? 

Quando o assunto é o visto de turismo, a conquista do visto americano está entre as principais dúvidas dos brasileiros. De forma simplificada, o passo a passo de solicitação é: 

  1. Preencha o formulário DS-160, disponível no site do Departamento de Estado dos EUA. Os dados devem ser preenchidos em inglês, e é necessário um cadastro prévio no portal. Lembre-se de que as informações deverão ser confirmadas na entrevista; 
  2. Pague a taxa de emissão do visto. O valor é de US$ 160 para vistos de visitantes;
  3. Aguarde o prazo de confirmação de pagamento (2 dias) e então agende a sua entrevista de visto e o atendimento no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV). O agendamento pode ser realizado via call center ou site;
  4. Compareça a um CASV para coletar os dados biométricos (impressões digitais e foto) e complementar sua solicitação de visto. Leve seu passaporte e a confirmação do formulário DS-160. No Brasil, há centros de atendimento em São Paulo, Recife, Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. 
  5. Vá a um consulado americano para fazer sua entrevista. Lembre-se de levar seu passaporte e a página de confirmação do formulário DS-160. Fica a dica: menores de 16 anos ou maiores de 65 anos não precisam fazer a entrevista (mas podem ser convocados, caso a embaixada julgue necessário). 

Saiba Mais: Como tirar visto americano? Como renovar? Esclareça suas dúvidas! 

Com o correto cumprimento de todas essas etapas, as chances de aprovação do visto são altas. De maneira geral, a validade do visto americano é de 10 anos, com permissão para permanecer durante 90 dias seguidos no país. 

E aí, gostou das nossas dicas sobre como tirar passaporte e dúvidas relacionadas? Agora que você concluiu a leitura, não deixe de conferir nosso guia completo sobre as regras de bagagem de mão e despachada

You may also like

5 Comments
  1. […] Passaporte válido; […]

  2. […] Saiba Mais: Como tirar passaporte: preço, documentos e mais   […]

  3. […] o passo a passo à risca e estar em dia com todas as suas documentações para viagem, incluindo o passaporte e o seguro […]

  4. […] preparativos para uma viagem internacional, o processo para tirar o passaporte (além do visto, quando necessário) é uma das principais preocupações dos viajantes. Mas e […]

  5. […] da preparação, as viagens internacionais também tem seu lado burocrático: é o caso do procedimento para tirar passaporte, reunir todos os documentos para passar pela imigração e, é claro, conseguir o visto para os […]

Leave a Comment

Your email address will not be published.