free-walking-tour

Free walking tour: 6 destinos do mundo para conhecer a pé

by

Você já ouviu falar em free walking tour? O programa, que é oferecido em diversas cidades do mundo e também do Brasil, é uma ótima forma para economizar na viagem e ainda ficar por dentro das melhores atrações, restaurantes e, é claro, da história e da cultura locais. 

Como o próprio termo em inglês indica, o free walking tour é um tour realizado a pé (e gratuito!) para conhecer uma determinada cidade. O passeio é guiado e incentiva o turismo através da melhor maneira de conhecer um novo destino: caminhando. 

A seguir, saiba mais sobre esse tipo de tour e confira nossas dicas de cidades do mundo que oferecem o passeio! 

Free walking tour: como funciona? 

free-walking-tour2

Muito populares na Europa, os free walking tours são oferecidos por empresas turísticas e muito divulgados em hostels, pousadas e hotéis (é provável que você vá se deparar com um ou mais folhetos do serviço na recepção). 

Em geral, as empresas divulgam a data, o horário e o meeting point do tour (ou seja, o local de encontro antes de partir para o passeio). Este local costuma ser bastante central e acessível, facilitando a chegada dos turistas e o início do passeio. Neste ponto de encontro, os interessados podem fazer sua inscrição. 

Vale lembrar que existe um número limite de pessoas por grupo, selecionadas por ordem de chegada. Alguns serviços oferecem inscrição online, permitindo que os viajantes garantam suas vagas previamente.

Leia Mais: Imigração na Europa: documentos e dicas para passar pela alfândega 

Qual é a língua falada pelo guia? Quais são os assuntos tratados? 

As línguas predominantes são, como era de se esperar, o inglês e o espanhol (principalmente na Europa). É possível, entretanto, encontrar guias que falam português, a depender do país de destino. Vale a pena pesquisar! 

Ao longo da caminhada por pontos turísticos e relevantes da cidade, os guias abordam  assuntos como curiosidades culturais, história, costumes locais e leis específicas vigentes no país – geralmente em um clima bem descontraído. Não deixe de aproveitar para tirar dúvidas, pedir dicas e trocar ideias com o guia e os demais viajantes. 

É interessante lembrar que existem também os tours temáticos, focados em um determinado assunto. É o caso do tour de Edimburgo (Escócia) que se dedica a apresentar os locais de filmagem da saga Harry Potter, por exemplo. 

DICAS PARA SEU FREE WALKING TOUR 

  • Muitos guias que trabalham no serviço recebem apenas a gorjeta dos turistas, não existindo pagamento fixo. Por isso, dar gorjetas é uma prática comum ao final do passeio, especialmente se você curtiu a experiência. A média de contribuição dos viajantes fica entre 5 e 20 na moeda local – mas você paga quanto quiser e não é obrigatório! 

 

  • Tente se juntar ao free walking tour no seu primeiro dia na nova cidade. Dessa forma, você já adquire uma bagagem bacana sobre o local e aprende a se orientar melhor pelos principais pontos. 

6 cidades incríveis para fazer free walking tour 

free-walking-tour3

Nova York (EUA) 

Apesar de serem um programa tradicional da Europa, é claro que a ideia dos free walking tours já se popularizou na Big Apple, a incrível Nova York. O passeio mais famoso da cidade tem seu meeting point no Museum of the American Indian e se concentra na parte sul de Manhattan, a ilha onde a metrópole nasceu. O Memorial do 11 de Setembro e Wall Street são alguns dos pontos turísticos explorados no passeio. 

Jerusalém (Israel)

Imagine só uma caminhada a pé e guiada pela milenar Jesusalém – incrível, não? A cidade oferece diversos tours gratuitos todos os dias da semana, possibilitando a visita de pontos turísticos que desvendam seus mais de 3000 anos de história. 

O Portão Jaffa costuma ser o ponto de encontro dos free walking tours, abrindo-se para a Velha Cidade e suas belezas. Os quarteirões Judeu e Muçulmano, o Vale dos Reis, o Monte Zion e, claro, os pontos bíblicos estão entre os locais mais contemplados pelos passeios.   

Paris (França) 

A Cidade Luz definitivamente oferece uma das mais belas experiências quando o assunto é caminhada turística. Além dos free walking tours, opções de tours pagos por regiões específicas não faltam para quem quer um guia especializado para conhecer a cidade. 

Os tours gratuitos geralmente se iniciam na fonte da praça Saint Michel. Notre Dame, o passeio pelas famosas margens do Rio Sena, o Louvre (não inclui entrada no museu) e a Point Neuf são alguns pontos mais explorados nos passeios, que normalmente duram cerca de 2h30. 

Leia Mais: 6 lugares incríveis para visitar em Paris que nenhuma rota turística vai te mostrar 

Praga (República Tcheca)

Uma das mais belas cidades do Leste Europeu, Praga conta com diversas opções de free walking tours, todos saindo da Old Town Square, a praça mais famosa da cidade. Os passeios acontecem todos os dias e nas mais diversas línguas, durando cerca de 3hs. 

De maneira geral, os tours englobam o centro da capital tcheca e sua riquíssima história, incluindo dados sobre museus, sinagogas, o belíssimo Relógio Astronômico e a arquitetura local. 

Zagreb (Croácia) 

As belezas da Croácia, apesar de ainda desconhecidas pelo grande público, vem sendo cada vez mais desvendadas por viajantes de todo o mundo. A capital, Zagreb, conta com free walking tours guiados em inglês, sendo uma ótima porta de entrada para conhecer a história e a cultura da cidade. 

O meeting point costuma acontecer na Praça Ban Jelacic, partindo para pontos como o Teatro Nacional Croata, o Saint Mark Square e a Catedral de Zagreb, possibilitando uma ótima visão geral da Cidade Velha. 

Sintra (Portugal)

Próxima a Lisboa (alguns free walking tours inclusive saem da capital portuguesa), Sintra é um dos pontos turísticos mais imperdíveis da nossa pátria mãe. A cidade, inclusive, que a cidade foi declarada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. 

No tour gratuito, os viajantes têm a oportunidade de conhecer mais sobre locais como o Palácio Nacional (do século XVI), a Quinta da Regaleira e o Parque da Liberdade, além de provar a deliciosa gastronomia. 

Leia Mais: Vai viajar para Portugal? 7 cidades incríveis para incluir no roteiro

Por fim, vale lembrar: uma simples pesquisa na Internet, digitando “free walking tour + a sua cidade de destino” já fornece diversas informações para planejar um tour gratuito na sua próxima viagem. 

Esperamos que o conteúdo seja útil! Continue a acompanhar o blog para mais dicas turísticas e aproveite para conferir nossa lista com 5 filmes de viagem para te inspirar a cair na estrada

You may also like

Leave a Comment

Your email address will not be published.