dicas para viagem longa de avião

Dicas para viagem longa de avião: manual de sobrevivência

by

Poucas coisas na vida são tão prazerosas e enriquecedoras quanto conhecer o mundo – mas sabemos o quanto a saga de aviões e aeroportos pode ser cansativa. Com isso em mente, elaboramos um manual de sobrevivência com valiosas dicas para viagem longa de avião

Roupas confortáveis, itens para garantir o bem-estar e alimentação adequada estão entre os fatores que contribuem para uma experiência mais agradável na jornada. Cruzar diferentes fusos horários e permanecer horas (por vezes dias!) sem o devido descanso, afinal, exige preparação por parte dos viajantes. Confira 8 dicas para viagem longa de avião! 

Manual dos viajantes: 8 dicas para viagem longa de avião

dicas para viagem longa de avião

“Sobreviver bem” a um longo voo direto ou até a jornadas de mais de 30 horas de duração (entre voos e conexões) demanda um planejamento que começa muito antes de embarcar. Quer se trate de uma viagem a turismo ou a trabalho, a roupa certa, a escolha da poltrona e a adequação do sono fazem toda a diferença para evitar momentos de sofrimento nas alturas. Vamos às dicas! 

1. Reflita sobre o melhor horário para viajar 

Nem sempre é possível se dar ao luxo de escolher o horário do voo – principalmente quando há compromissos profissionais envolvidos ou quando se compra passagens aéreas promocionais e há pouca flexibilidade. 

Se você tiver essa opção, entretanto, é bom ficar atento à hora de acordo com o tipo da sua viagem. A viagem à noite facilita o descanso e o sono, sendo preferida por quem tem compromissos ou atividades programadas na próxima manhã (especialmente no caso dos profissionais). 

Por outro lado, planejar-se para chegar nas primeiras horas da noite no destino pode ser uma boa opção para combater o jet lag (descontrole no relógio biológico do viajante) e colocar o sono em dia com conforto, ajustando-se melhor ao novo fuso horário. 

Saiba Mais: Jet Lag: o que é o transtorno do viajante e como evitar? 

2. Selecione um bom assento

Sim, sua poltrona na aeronave também faz a diferença para viajar com mais conforto! A depender do tipo de tarifa da sua passagem, é possível escolher o assento – e é aí que a estratégia certa deve entrar em ação. 

Para pessoas que sofrem com medo de avião e tem maiores problemas com turbulências, as poltronas próximas às asas são interessantes por serem um ponto de maior estabilidade. Do mesmo modo, nesses casos é uma boa evitar sentar-se às janelas. 

Vale lembrar, ainda, que os assentos da primeira fileira de cada bloco ou sem outra poltrona à frente oferecem mais espaço espaço para as pernas e dão mais liberdade de movimentos, o que é importante no caso de passageiros mais altos ou com necessidades especiais. 

De forma geral, evite as poltronas muito próximas aos lavatórios e banheiros, que geralmente são os locais mais movimentados e barulhentos da aeronave. 

—- —- —-

*DICA EXTRA 1: há um aplicativo chamado Seat Guru que reúne as avaliações dos viajantes sobre variados lugares no avião, o que facilita muito a escolha ideal. Basta informar os dados do voo para que o sistema identifique o modelo da sua aeronave (ou uma similar). Vale a pena! 

*DICA EXTRA 2: considere viajar na tarifa econômica premium, que é um meio-termo entre a econômica e a executiva. Dessa forma, você ganha um bom espaço extra para esticar as pernas e não precisa gastar tanto na tarifa mais cara. 

—- —- —-

Leia Mais: 18 aplicativos de viagem que você precisa conhecer 

3. Conforto: escolha a melhor roupa para viagem longa de avião 

Quando falamos de roupa para viagem longa de avião, a palavra-chave é: liberdade. Escolha peças de roupa soltinhas e que não “prendam” o corpo, além de sapatos confortáveis que sejam fáceis de serem calçados e descalçados ao longo da viagem. 

Durante longos voos, é natural que o corpo (principalmente os pés) fique um pouco inchado, fazendo com que o cuidado com tecidos e materiais leves seja especialmente importante. Outra dica de ouro é vestir-se em camadas, com peças de roupa que podem ser colocadas e retiradas de acordo com a variação da temperatura. 

Gorro, luvas e meias também são sempre boas pedidas para voos longos. As meias de compressão, por sua vez, são ótimas para quem tem dor nas pernas ou problemas de circulação, já que a sensação de desconforto tende a se agravar durante a viagem.

4. Monte seu kit de sobrevivência 

Quando falamos sobre dicas para viagem longa de avião, alguns objetos contribuem – e muito – para aumentar o conforto. Dentre outros itens, é interessante que seu “kit de sobrevivência” contenha: 

  • almofada para pescoço;
  • máscara de dormir;
  • fones de ouvido e/ou abafadores de som (os fones do avião podem ser desconfortáveis);
  • manta;
  • escova e pasta de dente;
  • livros/revistas/jogos de palavras;
  • filmes que você queira assistir no celular ou tablet;
  • petiscos e lanchinhos saudáveis. 

5. Proteja-se do ar seco da aeronave 

O ar seco do avião pode ser um grande incômodo, exigindo muita hidratação. Além de beber bastante água, não se esqueça de levar um hidratante labial, colírio e creme para proteger rosto e mãos

Para quem tem o costume de usar lente de contato no dia a dia, o ideal é usar óculos no voo – com lentes, os olhos podem ficar irritados e ressecados. 

6. Cuidado com a alimentação 

Ninguém quer ter desconfortos estomacais e intestinais durante um voo super longo, certo? Nesse sentido, ter cuidado com a alimentação (antes e durante a viagem) é determinante. 

Além de não consumir alimentos que favoreçam o surgimento de gases e sejam de difícil digestão, evite bebidas alcoólicas e cafeína. Refeições ricas em fibras e proteínas (como um sanduíche leve de frango e salada) são as ideais. 

Levar snacks saudáveis (que muitas vezes são uma boa alternativa às opções da companhia aérea) é interessante tanto para quem tem alguma restrição alimentar quanto para quem quer comer com mais qualidade durante o voo. 

Fizemos um artigo completo sobre comida para viagem e dicas de lanches práticos para levar no avião. Clique aqui para conferir!  

7. Distraia-se com passatempos e procure dormir 

Uma das dicas para viagem longa de avião mais valiosas é usar e abusar das opções de entretenimento – seja do sistema da própria aeronave ou dos seus dispositivos. Hoje, a grande maioria das empresas aéreas disponibiliza entradas USB ou tomadas para carregar seu tablet, smartphone ou laptop, então aproveite! 

Além de músicas, filmes e séries (que você pode baixar para levar offline), aposte em livros, revistas e jogos para diversificar suas opções de passatempo – inclusive para enfrentar as longas esperas nos aeroportos. 

Para passar o tempo, no entanto, nada melhor que dormir. Para te ajudar na tarefa, os objetos como máscara de black-out para os olhos, almofada e manta são ótimos. Produtos naturais como melatonina e chás também são interessantes para quem precisa de uma ajuda extra para pegar no sono. 

Leia Mais: 5 filmes de viagem para te inspirar a cair na estrada 

8. Movimente seu corpo 

É claro que seus movimentos ficarão limitados na aeronave – mas não estarão impedidos! Para melhorar a circulação, aumentar o bem-estar e fazer um voo mais confortável de maneira geral, movimentar o corpo é essencial. 

Alongue-se, movimente o pescoço e levante-se pelo menos a cada 3 horas para aliviar a sensação de inchaço e dores nas articulações. Nesse ponto, tomar muita água é uma via de mão dupla: você se mantém hidratado e ainda garante algumas caminhadas até o banheiro para “esticar as pernas”. 

Por fim, pegar leve na bagagem de mão é outra dica de ouro. Com menos malas, você facilita seu percurso por aeroportos e meios de transporte, além de simplificar o embarque e o desembarque. Foque no básico para garantir seu conforto durante o voo e não exagere. Se quiser ainda mais praticidade, confira nossas dicas para viajar só com mala de mão.

Esperamos que nossas dicas para viagem longa de avião sejam úteis! Continue a acompanhar o blog e aproveite para conhecer as vantagens de alugar sua mala e simplificar ainda mais sua viagem

You may also like