como proteger malas de viagem

Como proteger malas de viagem: 8 dicas de segurança

by

Você sabe como proteger malas de viagem? Escolher a bagagem mais adequada, organizar o que levar de acordo com o destino, observar regras de peso e medidas: todas essas ações são muito importantes na hora de planejar a mala, mas nenhuma delas significa muito se você não considerar um fator fundamental: segurança

Infelizmente, extravio, roubo e avarias de bagagem são situações comuns que realmente trazem muitos transtornos. A boa notícia é que existem cuidados e acessórios que desempenham um papel importante para te ajudar a embarcar mais preparado e de forma mais segura. Tome nota das nossas 8 dicas e descubra como proteger malas de viagem! 

Como proteger malas de viagem? 8 dicas importantes

como proteger malas de viagem

1. Leve objetos frágeis e de valor na mala de mão 

Se você quer saber como proteger malas de viagem, tenha em mente que o cuidado já deve começar na organização. Este, inclusive, é um alerta muito realizado pelas próprias companhias aéreas: todos os itens frágeis e de valor devem ser levados com você na cabine da aeronave, na bagagem de mão

Dessa forma, objetos como eletrônicos (notebook, smartphone, tablet), joias, câmera fotográfica, dinheiro e documentos pessoais (incluindo passaporte e outros documentos de viagem) não devem ser empacotados na mala despachada por motivos de segurança

Vale lembrar, aliás, que você pode levar quase tudo na mala de mão, com a exceção de objetos pontiagudos e cortantes (lixa e alicate de unhas, por exemplo) e líquidos acima de 100ml. 

Confira a leitura do nosso artigo para saber todas as regras de bagagem de mão e despachada! 

2. Liste e fotografe a sua mala, por fora e por dentro

Primeiro, faça uma lista com todos os itens que você está despachando – isso vai facilitar na hora de conferir se está tudo do jeito como você deixou. Se perceber que está faltando algo, o viajante tem o direito de reclamar com a companhia aérea ou acionar o seguro para recuperar o que foi perdido.

Depois, fotografe sua mala (tanto do conteúdo quando do exterior). Caso a sua bagagem seja perdida ou extraviada, as fotos ajudam a companhia aérea a localizá-la e facilitam na hora de pedir o ressarcimento. As fotos internas, por sua vez, comprovam os itens que você carregava levava nas situações de violação. 

Quer saber como proceder no caso de extravio da sua bagagem? Clique aqui! 

3. Identifique e personalize sua bagagem 

como proteger malas de viagem

Quando a dúvida é como proteger malas de viagem, a identificação está entre as medidas mais simples e mais eficientes para evitar uma situação relativamente comum: que ela seja confundida e levada por estranhos. 

Para personalizar e identificar sua mala em meio às outras na esteira, vale usar fitas coloridas, faixas de elástico, adesivos e tags (acessórios que são como plaquinhas que podem conter estampas diferentes e espaço para incluir seu nome e dados de contato). 

A identificação não só vai ajudar a companhia a localizar e confirmar que a mala é sua caso haja problemas (entrando em contato através dos seus dados), como também, assim como mencionamos, vai diferenciar sua bagagem em meio às outras na esteira, impedindo que outro passageiro a leve por engano. 

4. Aposte em capas de malas 

As capas de malas também são acessórios que colaboram para a identificação da sua bagagem, além de inibirem a violação das malas e as protegerem contra arranhões. No mercado, podem ser encontradas nos mais diferentes modelos, estampas e cores. 

As capas podem ser reutilizadas várias vezes, funcionando como “roupas” identificadoras e protetoras. É uma ótima maneira de customizar sua mala! 

5. Como proteger malas de viagem para os EUA: invista no cadeado TSA 

Essa dica é valiosa para quem vai viajar para os Estados Unidos! A TSA (Transportation Security Administration) é a agência responsável pela segurança dos voos nesse país. Nesse sentido, a TSA oferece um selo para os cadeados que são aprovados por ela. 

O que acontece é que essa agência está autorizada a abrir qualquer mala que julgar suspeita. Por isso, ter um cadeado TSA ao embarcar para solo americano é extremamente importante – se você usar outro tipo de cadeado, a agência estadunidense terá que quebrá-lo, fazendo com que sua bagagem fique desprotegida durante o resto da viagem (após a vistoria, ela recebe somente um pequeno lacre). 

O cadeado com selo TSA custa cerca de R$29,90 e realmente vale a pena para quem vai para os EUA – no caso de algum imprevisto, o transtorno pode sair bem mais caro! 

Leia Mais: Afinal, quais são os países que precisam de visto? 

6. Lacres de mala (SealBag):  escolha um ponto fixo da bagagem para prendê-los

Os lacres não impedem a violação das malas, mas dificultam bastante. Algumas companhias aéreas fornecem esses objetos (coloridos ou transparentes) aos passageiros. Contudo, o jeito de colocá-lo na mala é que vai fazer diferença no seu funcionamento.

O lacre precisa ficar preso num ponto fixo da mala, como na alça. Sem um ponto fixo, ele poderá ser retirado e colocado novamente sem que você perceba. Em alguns casos, pode ser que o indivíduo tenha vários lacres de companhias aéreas para repor durante um furto: ele retira o lacre da mala, furta objetos, e fecha novamente selando com um lacre igual.

Nesse cenário, o SealBag é um tipo de lacre que pode ser posicionado junto ao cadeado da sua bagagem para maximizar a segurança. Ele é interessante porque previne o conhecido “golpe da cesárea” – ou seja, quando criminosos conseguem violar e arrombar uma mala trancada apenas com a abertura do cadeado (usando apenas uma caneta). 

Nesse sentido, o SealBag conta com um fechamento especial que só pode ser aberto se o fio for cortado (o ideal é deixar esse fio bem curto e rente à mala). Dessa forma, você saberá que, se o lacre não estiver na bagagem após a viagem, ela certamente foi aberta. 

Atenção: é interessante usar o SealBag tanto na bagagem despachada quanto na mala de mão

7. Pense em plastificar a bagagem 

como proteger malas de viagem

Plastificar (ou seja, embalar sua bagagem despachada em plástico) é outra medida de segurança a ser considerada. A ação realmente é uma barreira adicional para dificultar a ação de criminosos, já que exige o tempo e o esforço de rasgar o material.

Além disso, qualquer eventual avaria ao plástico será uma prova de que houve tentativa de violação (junto com a apresentação das fotos do conteúdo da bagagem). A plastificação também protege as malas contra arranhões e outros danos. 

Vale lembrar, no entanto, que em viagens aos EUA, se a TSA decidir inspecionar a bagagem, o plástico não irá impedi-la – a agência americana irá rasgá-lo, se julgar necessário

A plastificação pode tanto ser realizada por empresas (inclusive nos aeroportos) ou em casa, com a compra de plástico e fita adesiva. No primeiro caso, o serviço pode ser custoso. 

Leia Mais: Guia de Direitos do Passageiro Aéreo: bagagem extraviada, aeroporto fechado e mais 

8. Considere alugar sua bagagem: menos transtorno e mais economia 

Alugar sua bagagem, além de representar uma grande economia em relação à compra, também é uma alternativa interessante no que diz respeito a possíveis danos, extravios e avarias à mala. 

Em primeiro lugar, você evita a perda e o dano da mala na qual você gastou um bom dinheiro (sabemos, afinal, que malas de qualidade exigem um alto investimento). Na GetMalas, você aluga uma bagagem de alto nível pagando apenas pelo tempo utilizado e, em caso de algum imprevisto no aeroporto, você registra a situação junto à companhia aérea e à ANAC, traz o comprovante e resolvemos todo o processo por você. 

Dessa forma, em caso de violação ou extravio da sua mala alugada, o viajante não precisa ter a dor de cabeça de acompanhar todos os trâmites burocráticos que envolvem o problema – a GetMalas toma a iniciativa de exigir seus direitos. Conheça o serviço do aluguel de malas e reserve sua bagagem conosco! 

E aí, gostou do conteúdo? Agora que você sabe como proteger malas de viagem, coloque nossas dicas em prática e viaje com mais segurança. Aproveite também para conferir nosso checklist de viagem, com todas as informações importantes para você viajar tranquilo e sem esquecer de nada!

You may also like