livros sobre viagem

Livros sobre viagem: uma lista para quem quer correr o mundo

by

Para quem quer se inspirar para a próxima aventura, viajar através dos livros ou simplesmente receber dicas para um dos passatempos mais enriquecedores que existem, os livros sobre viagem são sempre uma ótima pedida para conhecer o mundo através de uma boa história – ou correr para fazer as malas assim que possível! 

Se você deseja ampliar seus horizontes, instigar o instinto viajante que há dentro de você e aprender mais sobre o incrível e complexo mundo que nos cerca, confira nossa lista com 6 obras imperdíveis para os amantes da leitura! 

On the road, Jack Kerouac 

livros-sobre-viagem2

Clássico absoluto dos livros sobre viagem, On the road (“Pé na estrada”) foi publicado em 1957 e é baseado nas aventuras do próprio Jack Kerouac pelo coração dos Estados Unidos entre 1947 e 1950. 

Considerada uma obra definitiva para a geração beatnik e a contracultura da juventude do pós-guerra (marcada pela busca da liberdade, a luta contra o convencionalismo da sociedade americana e o uso de drogas psicodélicas), On the road narra a história de Sal Paradise e seu amigo Dean Moriarty, responsável por inspirar a exploração incessante e a descoberta de novas experiências de Sal ao longo da viagem.

Altamente autobiográfico (Sal é o alter-ego de Kerouac e Moriarty é inspirado em Neal Cassady), o romance é dividido em 5 partes, sendo que 3 são descritivas das viagens dos personagens. San Francisco, Denver, Nova Orleans, Nova York, Texas e até a Cidade do México (ultrapassando a fronteira) são alguns dos pontos explorados pelos viajantes.  

Considerado uma das 100 melhores obras em inglês do século XX, On the Road é um clássico que com certeza merece ser degustado! 

Saiba Mais: Como tirar visto americano? Como renovar? Esclareça suas dúvidas!

Sob o sol da Toscana, Frances Mayes 

livros-sobre-viagem3

Baseado na jornada da escritora e professora universitária americana Frances Mayes, Sob o sol da Toscana tem como plano de fundo uma das mais belas e visitadas regiões da Itália – e é uma leitura apaixonante. 

Frances, que sempre passava suas férias de verão no local, decide comprar uma antiga villa na região. Os momentos dramáticos e divertidos da reforma da casa, o estilo de vida local e reflexões profundas que só uma terra estrangeira nos traz permeiam o livro – que virou um filme que também merece ser assistido

Para os amantes da cozinha italiana, o livro também conta com um “extra” delicioso: receitas locais que a própria Frances (que adora se divertir na cozinha) foi coletando ao longo dos anos, tudo com o incrível toque dos costumes regionais e a prosa encantadora da autora. 

Um dos melhores livros sobre viagem, a obra proporciona um mergulho mágico na região solar e romântica da Toscana. Quem já conhece o local vai querer imediatamente reviver a experiência, e aqueles que ainda não conhecem vão se ver sonhando com uma oportunidade para conhecer a dolce vita de perto. 

Leia Mais: Turismo gastronômico: 6 destinos para se deliciar no Brasil e no mundo

A volta ao mundo em 80 dias, Júlio Verne 

livros-sobre-viagem4

Clássicos da literatura, as obras do autor francês Júlio Verne vem encantando gerações desde o século XIX. Nesse sentido, o seu A volta ao mundo em 80 dias, de 1873, é um dos livros mais famosos – e vale a pena para todas as idades. 

O livro narra a história do inglês Phileas Fogg, que inicia sua jornada pelo mundo depois de fazer uma aposta com seus amigos. Tendo seu mordomo Passepartout como companheiro de viagem, Fogg vive grandes, incríveis e cômicas aventuras por países como os EUA, Japão e Egito. 

Vale muito a pena para se divertir com a narrativa e inspirar seu espírito viajante! 

FICA A DICA: Verne tem outras obras que exploram o tema da viagem. Leia também Cinco semanas em um balão (que narra uma viagem à África), Viagem ao centro da terra e Vinte mil léguas submarinas. 

Confesso que vivi, Pablo Neruda 

livros-sobre-viagem5

Muita gente não sabe, mas o escritor chileno Pablo Neruda (contemplado pela Nobel de Literatura) também foi diplomata – e, a partir dessa carreira, conheceu os mais diversos destinos no globo. 

Para os leitores, a boa notícia é que ele registrou suas memórias (sempre perpassadas por experiências de viagem) no belíssimo Confesso que vivi, uma verdadeira jornada pelo mundo impregnada do lirismo da narrativa do autor. 

A obra, que se detém para narrar locais como os países da América do Sul, Oriente, México, Europa, Ásia e África – além, é claro, de toda a beleza natural e a cultura do Chile –, também aborda importantes acontecimentos políticos, sociais e culturais do século XX. Leitura mais do que recomendada!  

Leia mais: Mochilão na Europa ou na América do Sul? Saiba qual destino escolher!

Cem dias entre céu e mar, Amyr Klink

livros-sobre-viagem6

As travessias marítimas icônicas do brasileiro Amyr Klink encantam viajantes do mundo todo – e o seu Cem dias entre céu e mar é um reflexo incrível dessas aventuras. 

O livro narrra a jornada de Klink para atravessar o Oceano Atlântico, partindo de Luderitz, na África, até a costa do Brasil. Detalhe: tudo isso foi feito em um barco a remo! 

Tempestades, tubarões e solidão perpassam a história durante os meses em que o autor cruzou o mar aberto, com espaço para muita emoção e inspiração para os viajantes que querem sair da sua zona de conforto. 

Depois daquela viagem, Valéria Piassa Polizzi 

livros-sobre-viagem7

Mais uma autora brasileira na lista! O livro Depois daquela viagem, narrado com a leveza e a informalidade próprias dos jovens, é uma narrativa autobiográfica de Valéria, que parte para os Estados Unidos para um intercâmbio e, em meio às descobertas da jornada, precisa aprender a levar sua vida convivendo com a AIDS.  

Repleto de insights, histórias divertidas de amigos estrangeiros, a exploração de um novo país e momentos emocionantes, a obra é um retrato sensível, tocante e reflexivo dos anos da juventude, de aprendizados precoces trazidos com a doença e da reavaliação de toda uma vida em busca de mais plenitude e significado. 

Sem meias palavras, Depois daquela viagem é um diário de bordo que inspira não apenas a viajar, mas também a olhar com cuidado para dentro.  Esse pode ser considerado um dos livros sobre viagem mais tocantes! 

E então, o que achou da lista? Já leu alguma das obras acima? Acrescentaria alguma outra dica de livros sobre viagem? Deixe seu comentário e aproveite para conferir nossa lista com 5 filmes imperdíveis para quem ama viajar

You may also like

Leave a Comment

Your email address will not be published.