Cuidados com a sua bagagem: saiba como proteger a mala contra furtos e violação

by

Arrumar as malas para uma viagem é uma tarefa que precisa ser feita com atenção. É preciso planejar o que será levado, pesquisar se o lugar visitado está em época de calor ou frio, o que será levado na mala de mão e o que será despachado, calcular o peso, etc. Mas o principal cuidado a ser tomado é proteger a mala para evitar que seus pertences sejam furtados.

É cada vez mais comum o desaparecimento de malas nos aeroportos brasileiros e também o furto de objetos de valor nas malas vindas do exterior. A mala é despachada no local de partida e, ao chegar ao destino, o passageiro percebe que ela foi aberta e os objetos de valor desapareceram.

Infelizmente, não há nada que impeça que a mala seja violada, se esse for realmente o objetivo do indivíduo. Mas alguns cuidados podem ser tomados para inibir e dificultar essa ação.

 

Cuidados antes de sair de casa

1. Objetos de valor devem ir na mala de mão

Esse ponto é alertado pelos próprios funcionários das companhias aéreas na hora do check-in. Todos os itens de valor devem ir com você na mala de mão. Dinheiro, jóias, notebook, tablets, jóias, câmera fotográfica, etc. Qualquer objeto de valor deve ir com você na mala de mão. Você pode levar quase tudo na mala de mão, com exceção de objetos cortantes (lixa e alicate de unhas, por exemplo) e líquidos acima de 100 ml. Acesse o nosso artigo para saber todas as regras da mala de mão e a mala despachada.

 

2. Liste e fotografe a sua mala, por fora e por dentro

Faça uma lista com todos os itens que você está despachando, isso vai facilitar na hora de conferir se está tudo do jeito que você deixou. Se perceber que está faltando algo, você tem o direito de reclamar com a companhia aérea ou acionar o seguro para recuperar o que foi perdido.

Caso a sua mala seja perdida ou extraviada, as fotos ajudam a companhia aérea localizá-la e facilitam na hora de pedir o ressarcimento. Assim como as fotos internas comprovam o que você levava em caso de violação da mala.

cuidados com bagagem

3. Identifique a sua mala

Identificar as malas é algo tão simples e muitas vezes deixado de lado, mas é o principal meio de identificar a sua mala e evitar que ela seja levada por estranhos. Use tags identificadoras, fitas coloridas, etiquetas ou qualquer coisa que facilite a identificação da mala. Não deixe de conferir se os dados de identificação estão atualizados, pois é através dela que a companhia vai confirmar se a mala é sua.

Diferencie a sua mala das outras. Malas comuns são facilmente retiradas da esteira e levadas sem que o passageiro perceba. Uma boa ideia de diferenciação são as faixas coloridas.

Proteger a mala

 

O que fazer para proteger a mala?

1. Plastificação

Existem várias empresas que prestam esse serviço, seja nos aeroportos ou em casa. Plastificando a mala dificulta que ela seja violada, pois o indivíduo terá que rasgar o plástico em volta da mala para subtrair itens de dentro dela. Logo, o passageiro perceberá com facilidade se isso acontecer e tendo provas (fotos do interior e do exterior da mala) o pedido de ressarcimento terá embasamento. Outro benefício da plastificação é que a sua mala fica protegida também contra arranhões.

proteger a mala com filme plastico

2. Capas

Assim como a plastificação, as capas também inibem a violação das malas e as protegem contra arranhões. As capas até podem ser retiradas e colocadas novamente, mas isso já inibe a ação dos mal intencionados pelo tempo que leva nesse processo de tira e coloca. E, ao contrário do plástico, a capa pode ser usada por muitas vezes.

 

3. Lacres

Os lacres não impedem a violação das malas, mas dificultam bastante. Algumas companhias aéreas fornecem lacres (coloridos ou transparentes) aos passageiros. Contudo, o jeito de colocá-lo na mala é que vai fazer diferença no seu funcionamento.

O lacre precisa ficar preso num ponto fixo da mala, na alça por exemplo. Sem um ponto fixo, ele poderá ser retirado e colocado novamente sem que você perceba. Em alguns casos, pode ser que o indivíduo tenha vários lacres de companhias aéreas para repor durante um furto: ele retira o lacre da mala, furta objetos, e fecha novamente selando com um lacre igual.

Existem também lacres numerados. Eles funcionam como o lacre comum, porém não será possível ser reposto em caso de violação.

 

4. Cadeado embutido TSA

Essa dica é valiosa para quem vai viajar para os Estados Unidos. O Departamento de Segurança de Transportes Americano pode abrir qualquer mala que eles julgarem suspeita. Cadeados e lacres são quebrados por eles para abrirem a mala e conferir se não há nada perigoso dentro dela. E isso acaba favorecendo a ação de ladrões, já que a mala fica sem proteção nenhuma.

Mas existe um tipo de cadeado que é embutido num ponto fixo da mala e lacrado por um código numérico. O departamento de segurança consegue acessar por uma chave mestra, podendo examinar a bagagem e fechando novamente.

 

Proteção nunca é demais

Se ao desembarcar você não encontrar a sua mala, procure o setor Bagage Claim para abrir uma reclamação. Você receberá um número, PIR, que será utilizados por todas as companhias e aeroportos para rastreamento da sua mala. O quanto antes você solicitar esse código, maiores serão as chances da sua mala ser encontrada. Leia também este guia que preparamos com todos os passos para seguir se a sua mala for extraviada.

Caso a sua mala não seja encontrada em até 30 dias, você terá direito ao reembolso. É importante ter o recibo de todas as coisas que você precisou comprar por estar sem mala e também fotos das coisas que estavam dentro dela, para comprovação de valores. O reembolso tem um valor máximo determinado por lei, e mesmo assim, não é suficiente para cobrir os gastos do que foi perdido.

Outro cuidado que deve ser levado em consideração é a contratação de um seguro de viagem, principalmente para viagens ao exterior. Além de cobrir despesas médicas, a maioria dos seguros cobre também roubos e extravios de mala. Alguns cartões de crédito também oferecem esses benefícios gratuitamente aos seus clientes.

You may also like