bagagem latam

Bagagem Latam: preço, regras e tudo o que você precisa saber

by

Desde 2017, com as novas determinações da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), aumentaram-se as dúvidas dos viajantes sobre as regras de bagagem ao embarcar, que ficaram convencionadas às determinações de cada companhia aérea. A partir daí, surgiram várias dúvidas sobre o assunto, inclusive sobre o tema desse artigo: bagagem Latam.

Dentre as mudanças, destacou-se principalmente o fim da franquia de bagagem despachada em voos nacionais e internacionais: atualmente, cada empresa pode especificar o peso, o volume e as dimensões permitidas dentro de cada tipo de tarifa ou passagem aérea. A franquia da bagagem de mão também foi alterada. 

Neste artigo, abordamos as principais regras, valores e condições especiais sobre bagagens na Latam. Acompanhe e viaje mais tranquilo! 

Bagagem Latam: regras gerais 

bagagem-latam2

O que você precisa saber sobre bagagem de mão na Latam

O passageiro pode levar sem custos uma mala de mão, que seja leve o suficiente para ser guardada no compartimento superior da cabine sem precisar de ajuda. 

  • Peso Máximo: na tarifa Economy, é de 8kg. Na tarifa Premium Business, é de 16kg

*ATENÇÃO: se o seu voo tem origem ou destino no Brasil, o peso máximo permitido é de 10kg. 

  • Tamanho máximo da mala de mão: as dimensões não podem ultrapassar 55cm x 35cm x 25 cm (altura, largura e comprimento), o que inclui alça, rodas e bolsos.

E se não houver espaço suficiente para a mala de mão na cabine? 

Se a sua mala atende aos requisitos mas não houver mais espaço disponível na cabine, a Latam leva a bagagem sem custos no compartimento de carga. 

E se a mala de mão ultrapassar as dimensões e/ou o peso permitidos? 

Nos casos em que a bagagem do passageiro extrapolar a quantidade, tamanho e peso máximos, ele terá a opção de pagar um custo extra para enviá-la no compartimento de carga da aeronave. 

Os valores são de 35 dólares ou R$140 em voos domésticos e 70 dólares ou R$280 em voos internacionais. Para consultar as variações de preço de acordo com seu destino, clique aqui

Saiba Mais: Excesso de bagagem: confira as taxas das principais companhias aéreas 

Artigo Pessoal na Latam: o que o passageiro pode levar? 

É importante destacar que a Latam permite que o passageiro leve para a aeronave uma mala de mão (nas dimensões especificadas) + 1 artigo pessoal

No entendimento da empresa, o artigo pessoal pode ser uma mochila para notebook, uma bolsa ou uma bolsa para bebê. A Latam alerta que esse item deve ficar sob a responsabilidade de cada passageiro e deve ser guardado sob o assento dianteiro (a menos que a pessoa esteja sentada na primeira fila ou em uma das saídas de emergência). 

Dimensões máximas para o artigo pessoal: 45cm x 35cm x 20cm (altura, largura e comprimento). 

Como levar medicamentos na bagagem Latam (mala de mão)? 

Os remédios são um dos poucos itens que podem ser levados em recipientes acima de 100ml. A Latam recomenda que o passageiro leve as receitas médicas que comprovem a necessidade de uso dos medicamentos durante a viagem, incluindo as horas de voo e as conexões. 

Caso o medicamento exija resfriamento, é responsabilidade do passageiro transportá-lo em recipiente adequado e mantê-lo sob sua vigilância (a companhia não se responsabiliza). Vale lembrar que os remédios devem atender às regras gerais de bagagem e também de transporte de itens restritos/perigosos

Saiba Mais: Kit de primeiros socorros para viagem internacional: o que e como levar? 

Bagagem Especial Latam (mala de mão) 

A Latam permite o transporte de instrumentos musicais na cabine, desde que os itens atendam ao peso e dimensões adequados, conforme vimos acima. Se ultrapassarem esses limites, os instrumentos e bagagens especiais devem ser enviados no compartimento de carga, observadas as taxas de bagagem que ultrapassa as dimensões e excesso de bagagem

Itens gerais que o passageiro pode levar na cabine do avião sem custos 

  • uma jaqueta ou item similar;
  • guarda-chuva de bolso sem ponta;
  • um par de binóculos;
  • cigarros eletrônicos (que só podem ser levados como mala de mão, segundo as normas da ANAC);
  • artigos de leitura (livros, tablet ou revistas);
  • uma câmera fotográfica pequena;
  • uma sacola de pequenas dimensões de duty free. 

Não deixe de checar os itens proibidos e os itens restritos na cabine do avião! 

Bagagem Latam: o que você precisa saber sobre bagagem despachada 

De acordo com a cabine, tarifa do passageiro e rota, é possível despachar diferentes itens de bagagem sem custos. 

  • Peso Máximo: até 23kg
  • Tamanho máximo da mala despachada: as dimensões não podem ultrapassar os 158cm lineares (somando altura, largura e comprimento). 

A Latam alerta que a bagagem despachada deve, além de cumprir com o peso e as dimensões autorizados, ser entregue nos balcões de check-in nos aeroportos (ou será cobrada uma taxa extra no momento de embarcar) e não conter itens proibidos ou itens restritos

Lembramos que a quantidade permitida de bagagem despachada varia de acordo com cada rota e tarifa, conforme apontamos no quadro explicativo no início do artigo. 

Recomendação para objetos de valor 

A Latam orienta que os objetos de valor (tais como joias, dinheiro, documentos e equipamentos eletrônicos) sejam levados na cabine com a mala de mão. 

Bagagem despachada de crianças menores de 2 anos 

A tarifa infantil não inclui bagagem, mas esta poderá ser comprada com desconto até 6 horas antes do voo, se a passagem corresponde à tarifa Light, Promo, Plus ou Top, por meio do site, diretamente no aeroporto ou ligando para o Contact Center

É importante lembrar que crianças entre 0 e 23 meses viajando com tarifa infantil podem levar um único artigo na cabine da aeronave, tal como um berço portátil, um carrinho de bebê desmontável ou uma cadeirinha de carro certificada

Bagagem especial Latam (despachada) 

Se você precisar levar itens especiais como instrumentos musicais, equipamentos esportivos ou monitores, deve checar as políticas e preços de bagagens especiais na página específica do portal

E se a mala despachada ultrapassar o peso e as dimensões permitidos? 

Nesse caso, terá que arcar com taxas extras de excesso de bagagem, Confira os valores aqui

E se o passageiro desejar levar bagagem extra em viagem nacional ou internacional?

Nessas situações, o passageiro poderá adicionar malas extras com desconto até 6 horas antes do voo. Isso pode ser feito durante a própria compra, na seção Minhas Compras da Latam; no aeroporto ou nas lojas da Latam. 

Para conferir os valores de bagagem adicional, clique aqui! 

Condições gerais para transporte de bagagem Latam despachada 

 – É importante ter em mente que os limites máximos da bagagem despachada da Latam devem ser considerados de forma individual. Se o passageiro viaja com mais de uma mala, o peso de todas elas não é cumulativo. Se uma das malas ultrapassar o valor permitido, portanto, você estará sujeito a taxas de excesso de bagagem;

 – O peso e as dimensões permitidos na bagagem são pessoais e intransferíveis a demais passageiros;

 – A bagagem despachada do passageiro é etiquetada até o destino final, se os voos acontecerem dentro da mesma reserva. No entanto, há casos em que o passageiro deverá retirar sua bagagem nas conexões – para passar pela alfândega ou fazer troca de aeroporto. Isso também vale caso os passageiros precisem passar a noite no aeroporto. Nessas situações, a bagagem deverá ser despachada novamente nos balcões de check-in.

E aí, gostou do conteúdo? Esperamos que tenha esclarecido suas dúvidas sobre bagagem Latam! Aproveite para conferir nosso Guia de Direitos do Passageiro Aéreo: parte I e parte II!

You may also like