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Agências de viagem: como aproveitar as parcerias?

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Já falamos, aqui no blog, sobre a importância de se adaptar à realidade digital e definir novos caminhos para um marketing de sucesso em agências de viagem. Afinal de contas, os tempos mudaram: se a área de turismo tem a grande vantagem de ser uma demanda recorrente por parte do público, os consumidores estão cada vez mais autônomos com a facilidade de acesso a serviços na internet. 

Nesse cenário, além de criar uma sólida presença online e pensar campanhas atraentes para explorar o valor do  atendimento presencial, uma ação se destaca: a formação de parcerias

Com a concorrência crescente de serviços na web, a estratégia é uma maneira inteligente para fortalecer o nome da sua agência no mercado, aumentar a cartela de clientes e potencializar a lucratividade com uma relação de negócios vantajosa para ambas as partes. 

A seguir, saiba como tirar o máximo de proveito das parcerias na sua agência de viagem!  

Parcerias para agências de viagem: por que vale tanto a pena?   

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Sim, sabemos que o mercado não está nada fácil: se a internet trouxe tantos benefícios em todos os âmbitos, essa revolução também aumentou a exigência dos clientes, maximizou a oferta de serviços em todas as áreas de atuação (incluindo, é claro, o turismo) e facilitou o acesso do viajante à informação, fazendo com que planejar uma viagem do zero se torne uma tarefa muito mais simples e rápida. 

Diante de tantos obstáculos e a concorrência de sites e apps, as parcerias despontam como estratégias inteligentes para impulsionar um crescimento sustentável – e isso vale para agências de viagem de todos os portes

Crescimento e reconhecimento de marca 

Cada vez mais agências de viagem têm lançado mão de associações com outros negócios turísticos (a exemplo de passagens aéreas, setor hoteleiro, locação de veículos, aluguel de malas e pacotes de viagem) para solidificar a marca no mercado e atuar com mais competitividade junto ao público

Firmar bons acordos e parcerias comerciais, nesse sentido, amplia e diversifica o leque de serviços para o cliente, aumentando o valor agregado da oferta. O resultado é mais suporte para crescer com sustentabilidade, mais recomendações e mais divulgação da agência de viagem como referência no segmento de turismo. 

O cliente também ganha! 

O interessante das parcerias entre negócios de turismo, que se beneficiam mutuamente, é também a vantagem trazida para o próprio consumidor. 

Além de usufruírem de mais ofertas de serviços para sua viagem em um único lugar (como a associação entre agências de turismo e locadoras de carros, por exemplo), os clientes têm acesso a melhores preços, recebem atendimento de qualidade e podem fazer as viagens dos sonhos em um orçamento que cabe no bolso. 

De forma geral, portanto, as parcerias no segmento do turismo favorecem as empresas (que ampliam seu mix de produtos e serviços), permitem precificar de forma competitiva e por fim favorecem os clientes, que ganham poder de compra. 

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Afinal, como as agências de viagem podem aproveitar as parcerias? 

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1. Identifique bons parceiros em potencial 

O primeiro passo é identificar potenciais parceiros do mercado de turismo que possam trazer valor para seu negócio e para seus clientes, e vice-versa. Um pré-requisito inicial é básico: para funcionar, uma boa parceria deve ser vantajosa para ambas as partes. 

Uma dica interessante, aqui, é identificar quais são as habilidades e competências que sua agência precisa melhorar/ aprimorar. Depois, separe quais delas podem ser desenvolvidas internamente e quais podem ser beneficiadas através de parcerias. 

Explore os serviços e valores que podem ser agregados à sua agência de viagem e aqueles que você pode oferecer em troca, gerando vantagem competitiva para todos os envolvidos

Dica: seus parceiros não necessariamente devem pertencer ao seu mesmo nicho turístico, mas é fundamental que o público tenha os mesmos interesses e necessidades, facilitando a divulgação.  

Aproveite o poder de alcance da internet para fazer benchmarking, analisar os sites de negócios similares, entender mais seu mercado de atuação e investigar bons parceiros em potencial que compartilhem o mesmo público-alvo que sua agência. 

2. Busque parceiros alinhados com seus objetivos e valores 

Identificadas as parcerias em potencial, é a hora de filtrar os negócios que estejam  alinhados com os valores e objetivos da sua agência. Sem esse alinhamento, de fato, não há como estabelecer alianças duradouras. 

Princípios éticos e valores dos gestores, além do modelo da empresa, devem ser considerados neste momento. Uma empresa tradicional com hierarquia rígida é bem diferente de um negócio mais flexível e de gestão horizontal, certo? Nem sempre culturas corporativas distintas, no entanto, significam que não há possibilidade de parceria – é preciso analisar se os esforços de adaptação valem ou não a pena.

O mais importante, nesse sentido, é verificar se você e seu possível parceiro têm a mesma visão de negócio e compartilham dos mesmos princípios fundamentais que baseiam os processos de trabalho e de crescimento

3. Tenha clareza ao formalizar o acordo

Depois de levantar bons parceiros, formular estratégias de abordagem, conversar sobre a proposta e identificar vantagens propícias para ambos os lados, é preciso atenção e cuidado ao definir pontos importantes (além de documentá-los)

Certifique-se de esclarecer e formalizar os seguintes tópicos, dentre outros:

  • possíveis metas específicas de ambos os lados a serem conquistadas com a parceria;
  • de que forma as decisões de negócio serão tomadas;
  • como funcionará a divisão do lucro (para serviços oferecidos conjuntamente);
  • as obrigações de cada uma das partes;
  • de que forma será feita a divulgação;
  • como será o processo de anulação da parceria, caso os resultados não atinjam as expectativas. 

4. Firme parcerias transparentes  

Acima de tudo, mantenha a transparência nas suas associações. É fundamental que tanto você quanto seu parceiro estejam cientes dos desafios e objetivos de cada negócio, assim como dos motivos que baseiam as decisões tomadas de forma conjunta.

Garantir que as metas e expectativas estejam na mesma página é outra medida indispensável para uma aliança de negócios transparente. Para tanto, vale estudar de que forma as habilidades e competências podem se complementar e trazer vantagens mútuas, abrindo o caminho para um crescimento sustentável.  

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Transparência, valor agregado para o público de turismo, fortalecimento de marca e benefícios compartilhados integram nossa proposta para fazer a diferença no segmento de viagens. 

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