Vai viajar para Portugal? 7 cidades imperdíveis para incluir no roteiro

by

Sabemos bem: motivos não faltam para viajar para Portugal. Além de ser um dos destinos mais em conta da Europa, há a facilidade do idioma, as delícias gastronômicas, a receptividade dos locais e, é claro, os incríveis pontos turísticos que já fazem a visita mais do que valer a pena.

Neste ponto, vale a pena mencionar que não são apenas as clássicas Lisboa e Porto que fazem a fama da nossa pátria mãe (embora sejam, sim, paradas obrigatórias). Com isso em mente, elaboramos uma lista com 7 cidades imperdíveis para quem tem a sorte de estar planejando uma viagem para terras portuguesas.

Tome nota das nossas dicas e comece desde já a ter um gostinho do que te espera em Portugal!

Portugal: história, cultura e tradição

Você sabia que Portugal é o país mais antigo da Europa? Unificada em 1492, a nação conta com um pequeno território de 92mil km² e é composta por um compilado de regiões com sotaque, cultura, história e tradições próprios.

Devido ao seu pequeno porte, outra vantagem oferecida pelo território português é a possibilidade de conhecer seus 4 cantos em um roteiro de poucos dias. Praias, cidades históricas, vinhedos: o país oferece as mais variadas experiências e um encantador estilo de vida. Não por acaso, tem atraído cada vez mais brasileiros, seja para para turismo ou para moradia.

Leia Mais: Saiba como comprar passagem de trem para visitar países da Europa

Agora, vamos à lista!

Viajar para Portugal: 7 cidades que devem entrar no roteiro

1. Évora

viajar-para-portugal2
Créditos: Paolo Querci/ Fonte: Wikimedia Commons 

Praças que parecem saídas de um set de cinema, ruelas medievais, ruínas greco-romanas em todo o seu esplendor: essa é Évora, a principal cidade da região do Alentejo.

Considerada uma das mais belas cidades do mundo, o destino é uma aula de história a céu aberto, com referências arquitetônicas a diferentes culturas. Évora, porém, mantém uma forte identidade portuguesa: é o que dizem seus tradicionais azulejos e residências de paredes caiadas.

Não dá pra perder em Évora: além de todo o belíssimo centro histórico, a cidade é reconhecida por sua gastronomia. Aproveite para se deliciar com o que há de melhor da cozinha portuguesa, com destaque para o tradicionalíssimo Restaurante Fialho.

2. Coimbra

viajar-para-portugal3
Créditos: Andreas Trepte/ Fonte: Wikimedia Commons 

Abrigo da famosa Universidade de Coimbra, a mais antiga de Portugal e uma das mais antigas da Europa (a fundação data de 1290!), Coimbra também é conhecida como “a cidade dos estudantes”.

Belos jardins e parques (dentre eles a Quinta das Lágrimas) e edifícios que pertencem ao Patrimônio da Humanidade incluem as belezas da cidade, que também conta com grandes empresas de base tecnológica, aliando história e inovação. Curiosidade: o município é berço do chamado “Fado de Coimbra”, uma variação do famoso ritmo português.

Não dá pra perder em Coimbra: o passeio aos edifícios tombados pela UNESCO, incluindo a Universidade, o mosteiro de Santa Cruz, o Paço Real e a Biblioteca Joanina.

3. Faro

viajar-para-portugal4
Créditos: Vitor Oliveira/ Fonte: Wikimedia Commons 

Que tal aproveitar para conhecer uma bela praia em Portugal? Capital de Algarve, uma região do país composta por 12 municípios, Faro oferece uma belíssima junção de centro e histórico e praias de beleza exuberante.

Vale destacar o encanto do cais da cidade e o passeio pela labiríntica Rua Formosa, que reúne ilhas e canais das redondezas.

Não dá pra perder em Faro: o agito da Rua de Santo António, que reúne bares, restaurantes, lojas e cafés imperdíveis, localizados em charmosos casarões históricos.

4. Sintra

viajar-para-portugal5
Créditos: CEphoto, Uwe Aranas/ Fonte: Wikimedia Commons

Sintra é outro ponto que definitivamente merece um lugar no seu roteiro de viagem. A cidade, que também possui um lindo litoral, tem como marco edifícios imponentes como o Palácio Nacional de Sintra, o Palácio Nacional da Pena e a belíssima Quinta da Regaleira.

Tendo em vista sua proximidade com Lisboa, o município é uma ótima oportunidade para fazer um bate-e-volta, seja de carro ou de trem.

Não dá pra perder em Sintra: a visita ao Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa.

5. Albufeira

viajar-para-portugal8
Créditos: stavros1/ Fonte: Wikimedia Commons

Com forte herança árabe (a cidade foi uma das últimas a serem incorporadas ao território português), grande parte do charme de Albufeira reside nas cúpulas, arcos e casas que marcam presença no fascinante centro histórico.

O município também é considerado um dos melhores para se viver em Portugal, com boas opções de transporte, estabilidade econômica e rica programação cultural. No interessante contraste tão encontrado no país, Albufeira também é um belo exemplo da fusão entre modernidade e tradição.

Não dá pra perder em Albufeira: não deixe de aproveitar o belo litoral da cidade (com mais de 20 praias!) e fazer uma visita à Igreja de Santa Ana, um belo monumento à presença árabe no local.

6. Lisboa

viajar-para-portugal6
Créditos: Claudio Schwarz/ Fonte: Unsplash

É claro que a Lisboa não poderia faltar na lista – e não somente porque se trata da capital. Destino cada vez mais efervescente na Europa, a cidade conta com importantes marcos históricos visitados por turistas de todo o mundo, tais como a Torre de Belém, o Castelo de São Jorge, o Monumento aos Descobrimentos e o Convento do Carmo.

Unindo história, gastronomia, badalação noturna e uma forte cena cultural, Lisboa é parada obrigatória no seu tour português.

Não dá pra perder em Lisboa: a visita ao antigo Bairro de Alfama, localizado no coração da cidade e típico passeio para desvendar a alma portuguesa. Não deixe, ainda, de fazer um passeio nos tradicionais bondes elétricos que cortam a cidade, além de conferir as belas vistas dos “miradouros” (nossos mirantes), espalhados por todo o município.

7. Porto

viajar-para-portugal7
Créditos: Roya Ann Miller/ Fonte: Unsplash

Por último, e não menos importante, nossa lista não poderia deixar de incluir a bela Porto. Localizado no litoral norte português, o local possui um cenário urbano de tirar o fôlego.

Museus, cais, fortes, mirantes… Porto oferece uma experiência única aos seus visitantes, contando com um centro histórico que foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Vale acrescentar que a cidade também respira juventude e oferece muita diversão na vida noturna.

Não dá pra perder em Porto: certifique-se de conhecer a imperdível Sé Catedral e fazer um tour pelas igrejas, além de passear na Ribeira (região próxima ao Rio Douro, no centro histórico). Não se esqueça também de visitar as famosas “caves de vinho” para provar o célebre vinho do Porto e se deliciar com o autêntico bacalhau português.

E então, gostou do conteúdo? Você incluiria outra cidade na nossa lista? Não deixe de comentar e compartilhar suas dicas com a gente!

Vai viajar para Portugal? Confira links úteis para a sua viagem!

Tudo sobre bagagem de mão e despachada: conheça as regras

Guia de Direitos do Passageiro Aéreo: voo atrasado, cancelamentos e mais

Aluguel de malas: conheça as vantagens

You may also like

3 Comments
  1. […] Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Suécia e Reino Unido (que, atualmente, está negociando sua […]

  2. […] Leia mais: Vai viajar para Portugal? 7 cidades imperdíveis para incluir no roteiro  […]

  3. […] Leia Mais: Vai viajar para Portugal? 7 cidades incríveis para incluir no roteiro […]

Leave a Comment

Your email address will not be published.