economizar em aluguel de carros

Dicas para economizar em aluguel de carros

by

O aluguel de carros está cada vez mais em alta no Brasil. Existem muitas locadoras atuando no segmento e oferecendo seus serviços, assim como diversos automóveis disponíveis, além de ofertas que combinam com qualquer bolso.

Ainda assim, para alugar carros e economizar é preciso ficar de olho em alguns critérios. Por isso separamos algumas dicas para você poupar dinheiro na hora de alugar carros:

Reserve com antecedência ?

Fazer a reserva do carro desejado com o maior tempo de antecedência possível, pode garantir uma boa economia para quem busca o menor valor. Leve em consideração que, quanto mais a data se aproxima, menor é a disponibilidade de veículos e os preços tendem a subir. 

É a tradicional lei da oferta e procura. Essa dica é válida para locações feitas durante o ano inteiro, porém em feriados, datas comemorativas, e principalmente na alta temporada (férias), ela é fundamental!

Compare, compare e compare ?

O setor de locação é imenso, existem inúmeras locadoras, modelos de veículos e valores. Entrar no site de cada empresa e fazer as comparações pode levar bastante tempo, porém, existem portais que você consegue, em apenas um lugar, conferir várias locadoras, como as avaliações feitas pelos clientes, modelos de automóveis separados por categorias e preços! 

O usuário pode reservar no próprio site, em passos simplificados, e os valores disponíveis são no mínimo iguais aos encontrados com as locadoras, proporcionando agilidade e economia de tempo e dinheiro.

Escolha km livre ?

Escolha sempre o Km livre, um sistema de quilometragem considerado o mais vantajoso no aluguel de carros, porque na sua contratação o preço é fixo e você tem toda a liberdade para rodar à vontade, exceto na modalidade para locações mensais, quando cada locadora estipula uma quantidade máxima de rodagem, e se atingida, acarretará na cobrança de um valor adicional por quilômetro rodado. 

 

Abra mão de acessórios ?

Alguns acessórios não são essenciais para uma boa experiência de locação. Por exemplo: durante o inverno ou até mesmo no verão, certas regiões do país possuem temperaturas amenas, nessa situação, o ar condicionado não é um item tão necessário assim. 

Já o GPS é uma funcionalidade que já vem instalada na maioria dos aparelhos de celular. Portanto, esses acessórios podem ser deixados de fora na sua contratação, e isso fará com que o valor da locação seja mais em conta. Modo economia on!

Saiba qual categoria alugar ?

As locadoras não fazem o aluguel de modelos específicos de carros, e sim de categorias, que são grupos de veículos determinados pelos atributos principais dos modelos. 

Os carros que fazem parte das categorias de entrada são os populares e econômicos, esses geralmente possuem os preços mais baixos. 

Porém, todo cliente possui preferências diferentes, assim como cada categoria atende a um tipo de necessidade. 

Por isso, procure sempre pelo melhor custo-benefício, independentemente de qual é o carro mais barato, explore a relação de preço e valor. Se você tem a família grande, as categorias ideais para locar são SUVs e VANs, diante disso, faça um comparativo com as ofertas que contemplam ambas as categorias para aí sim decidir e economizar!

Fique de olho nos cupons e promoções ?

As locadoras estão sempre surpreendendo, principalmente em datas comemorativas (Carnaval, Páscoa e feriados em geral). 

Então, quando for alugar o automóvel, verifique se existe alguma promoção no ar. Os casos mais frequentes são: cupons de desconto, upgrade (quando você reserva um carro superior por preço de uma categoria mais básica), e combos de diárias, como pague três e leve quatro. 

Vale a pena conferir tudo isso antes de fechar a reserva! 

Atente-se aos horários ⏰

O aluguel é contabilizado em ciclos de vinte e quatro horas, ou seja, se você pegar o carro às doze horas de um dia, será completada uma diária às doze horas do dia seguinte. 

A reserva sempre será feita com data e horário estipulados para a devolução, ainda assim, existe a tolerância de até uma hora depois do horário marcado sem cobranças adicionais. 

Após esse período, serão cobradas horas extras, cujo valor varia por locadora. Preste atenção nos horários e procure não se atrasar, para não ter que arcar com despesas imprevistas! 

Dica importante: algumas locadoras oferecem cortesia de horas na devolução, que variam de duas a quatro horas, são válidas apenas para a última diária (acrescidas ao ciclo normal).

Que tal prolongar? ?

Uns dias a mais com o carro podem fazer você economizar um monte. Isso pois, como padrão, as locadoras trabalham com tarifas de um a seis dias, de sete dias, de quinze dias e até mensal. 

Nesse sentido, quanto maior o número de dias, menor o valor de cada diária. Então, em algumas ocasiões vale a pena prolongar o tempo da locação e poupar dinheiro. 

Devolva da mesma forma que foi retirado ?

É importante ficar atento a esse detalhe! Quando você faz a retirada do carro, as locadoras entregam ele limpinho, com tudo em dia, e geralmente com o tanque cheio. 

Sendo assim, na hora de devolver, ele deve estar exatamente no mesmo estado: limpo, abastecido e sem avarias. O procedimento mais comum entre as empresas de locação é cobrar quando isso não ocorrer. 

Essas tarifas, principalmente em se tratando de reabastecimento, costumam ser mais caras do que os preços praticados pela maioria dos postos de combustível. Nosso conselho é: cuide do carro como se fosse seu, para não ter surpresas na hora do pagamento!

Esperamos que tenha gostado da leitura! Agora que você sabe tudo sobre economizar no aluguel de carros, está mais do que preparado para desbravar o mundo sob 4 rodas e com economia, não é mesmo?

You may also like

Leave a Comment

Your email address will not be published.