Diferença entre hotel e hostel. Entenda

by

Viajar é sempre bom. É sempre uma experiência grandiosa, mas para que tudo saia da melhor maneira possível é preciso planejar e passar por várias etapas. Após decidir os destinos e comprar as passagens, chega a vez de escolher a hospedagem. E então pode surgir a dúvida: qual a diferença entre hotel e hostel? É uma dúvida muito comum, principalmente para quem não viaja com muita frequência. Aqui vamos esclarecer e mostrar quais suas particularidades para tornar mais fácil a decisão sobre qual o mais adequado para o tipo de viagem que você irá fazer.

Hotel

Sem dúvida é a primeira palavra que se vem em nossa mente quando pensamos em hospedagem. E também é a mais procurada, já que é a mais comum e tradicional opção para hospedagem. Geralmente os hotéis oferecem diversos serviços, muitos deles opcionais que vão influenciar diretamente no valor da diária. Os hotéis contam com uma equipe que vai suprir e atender muitas das suas necessidades, facilitando ainda mais o período de hospedagem. Hotéis geralmente são confortáveis, mais espaçosos e oferecem um espaço só seu.

É importante antes de fechar negócio saber o que está incluso no valor da diária, e também o que não está. Coloque na ponta do lápis exatamente o que vai pagar, e saber quais os serviços extras oferecidos que serão cobrados a parte. Dessa forma você evitará ou pelo menos diminuirá as surpresas no checkout da estadia.

Há muitas opções de hotéis, e como qualquer etapa da viagem, a pesquisa é importante. A reserva quando feita com antecedência pode garantir preços melhores e um ótimo custo-benefício.

Hostel

O nome do serviço pode até ser relativamente novo no Brasil, mas é um conceito que já existia, e costumávamos chamar de albergues. Os hostels oferecem hospedagem mais barata quando comparados a hotéis e têm diversas particularidades que podem afastar ou agradar. Depende muito do perfil da pessoa, do tipo de viagem e da experiência que o turista busca.

Diferente dos hotéis, que são construídos para hospedar, muitos hostels originalmente eram casas – na maioria das vezes com mais de um andar que oferecem dormitórios individuais ou coletivos. Existem as opções de quartos masculinos, femininos ou mistos, que abrigam em média 15 camas em um mesmo quarto. Há casos de um mesmo quarto ter 30 camas. Isso garante preço bem menor.

Se por uma lado a privacidade é perdida, existe a possibilidade de socialização e intercâmbio cultural, já que muitas pessoas, principalmente jovens, vêm de outros países e optam pelos hostels pelo preço mais em conta.

Qual escolher?

A opção deve levar sempre em consideração muitos itens, o quanto está disposto a gastar, o tipo de experiência que quer ter e a localização. O mais importante é se planejar, resolver com antecedência e considerar todas as opções disponíveis. Se quiser saber como reservar, leia este artigo onde falamos sobre sites que fazem reservas online.

Na hora de fazer as malas, caso você precise de uma emprestada, a GetMalas pode te ajudar. Você economiza uma boa grana que gastaria para comprar uma.

[RICH_REVIEWS_SNIPPET]

You may also like

2 Comments
  1. […] querem conhecer, escolha o destino, pesquise o preço das passagens e as opções de hospedagem (hotel, hostel, Airbnb). Hotéis fazem descontos para lua de mel e promoções de pacotes com a alimentação já […]

  2. […] Vale muito a pena, ainda, pesquisar os dias da semana com entradas grátis em museus e centros culturais, além de checar as melhores dicas de passeios baratos com moradores locais e recepcionistas da sua pousada, hostel ou hotel. […]

Leave a Comment

Your email address will not be published.