Curiosidades culturais: saiba como não fazer feio em Paris, Nova York, Tóquio e Dubai

by

Viajar é uma experiência muito enriquecedora. Conhecer novos lugares é conhecer também novos costumes culturais e novas sociedades.

Nós brasileiros estamos acostumados ao feijão com arroz, ao churrasco, à pouca roupa no verão, à folia do carnaval e ao futebol nacional. Já outros países têm costumes que podem nos surpreender, como os australianos que são habituados a andar descalços pelas ruas, ou os indianos que não consomem carne bovina por considerar o animal um ser sagrado.

Mas nós brasileiros também temos costumes que são considerados como uma ofensa para outros povos. Por aqui é aceitável chegar atrasado em compromissos, em outros países como a Inglaterra e Alemanha chegar atrasado é uma das atitudes mais grosseiras que se pode fazer.

As diferenças não param por aí: encher a pizza de ketchup ou molho de pimenta causa estranhamento na Espanha e no Japão, na Itália chega a ser ofensivo. O hábito de dar gorjeta, por exemplo, é tido também como uma ofensa para os japoneses e sul-coreanos.

Preparamos a seguir algumas ações que você deve evitar para não fazer feio em Paris, Nova York, Tóquio e Dubai, confira.

Não seja rude com os franceses

Os franceses são diferentes dos brasileiros. Enquanto nós somos mais expressivos, falamos alto e somos mais barulhentos, o povo de lá é mais contido e introvertido.

costumes culturais frança

Na verdade este costume vem da tradição que os parisienses têm em respeitar ambientes públicos. Diferente das cidades brasileiras, na capital francesa não se encontra pessoas conversando alto nos metrôs, museus e outros espaços públicos. Até  mesmo as crianças e adolescentes não se expressam com a energia dos brasileiros. Portanto, fique atento para não assustar os franceses enquanto estiver passeando pela cidade.

Outra curiosidade no comportamento dos franceses é que eles não batem palmas enquanto cantam “parabéns pra você”.

Para não fazer feio em Nova York

Algo muito comum no Brasil ao chegar num restaurante e sentar na primeira mesa disponível, certo? Esse hábito comum no nosso dia a dia pode ser constrangedor em Nova York. Ao ir para um restaurante na cidade você deve esperar o maître ou hostess escolher e te conduzir até uma mesa que esteja livre. Você pode até pedir para trocar, mas não há garantias de que o seu pedido será atendido.

Assim como os britânicos, se atrasar para um compromisso com os nova-iorquinos é uma atitude considerada extremamente rude. E assim como os franceses, o povo de Nova York também não gosta de conversas altas demais, principalmente em lugares fechados.

 

Sem passar vergonha em Tóquio

Os japoneses têm hábitos de educação, disciplina e cordialidade mundialmente conhecidos. Uma atitude considerada rude para os japoneses é servir o próprio copo de bebida, você deve esperar alguém servi-lo.

Algo comum para nós brasileiros é apontar o dedo para indicar alguma direção, objeto, etc. Mas no Japão, tal gesto é considerado ameaçador! Para apontar algo, use a mão aberta.

Para embarcar no metrô ou no trem todos esperam em fila e deixam primeiro as pessoas saírem para depois entrarem. Além disso, os japoneses evitam ficar com mochilas nas costas e atender celulares, tudo para não incomodar os outros. No Brasil essas regras sequer existem, mas não vá passar vergonha do outro lado do mundo.

 

Com classe e elegância em Dubai

Em Dubai a maioria dos habitantes são árabes, portanto os costumes culturais seguem a tradição do povo árabe. Os homens se vestem com roupas brancas e turbantes coloridos, as mulheres usam burcas pretas. Não há regras de vestimenta para turistas, mas alguns costumes podem ser ofensivos. Assim como no Japão, apontar o dedo é considerado um gesto grosseiro. Demonstrações de afeto entre um casal em público devem ser evitados. E para tirar foto de uma mulher é necessário pedir permissão para ela.

Mesmo que você cometa alguma gafe, o povo árabe é cordial (especialmente com estrangeiros) e vai entender que a sua cultura é diferente da dele.

Falar baixo, ser cordial e não chegar atrasado. Essas regrinhas poderiam servir para tantos lugares, não é mesmo? Mas agora você já sabe que para não fazer feio é só seguir as nossas dicas e continuar se informando no nosso blog. Conhece outros costumes culturais muito diferente do nosso? Conta pra gente!

Vai viajar para o exterior? Confira nossas dicas para economizar na viagem!

You may also like

3 Comments
  1. […] turismo e novos sabores é uma das melhores maneiras de se aprofundar em diferentes culturas e criar conexões afetivas com diferentes destinos – sem falar nas experiências memoráveis. […]

  2. […] Leia Mais: Curiosidades culturais: saiba como não fazer feio em Paris, Nova York, Tóquio e Dubai  […]

  3. […] longo da caminhada por pontos turísticos e relevantes da cidade, os guias abordam  assuntos como curiosidades culturais, história, costumes locais e leis específicas vigentes no país – geralmente em um clima bem descontraído. Não deixe […]

Leave a Comment

Your email address will not be published.