filmes-de-viagem

5 filmes de viagem para te inspirar a cair na estrada

by

Poucas coisas na vida inspiram tanto o viajante e o espírito livre de cada um como uma história bem contada. Nesse cenário, os filmes de viagem – que têm um belo país como plano de fundo, protagonistas em plena jornada de autodescoberta, road trips, exploração de novas culturas – são um tremendo impulso para fazer as malas e cair na estrada. 

Não por acaso, a atmosfera de uma viagem é capaz de estimular tantas reflexões. Novos destinos, afinal, inspiram novas perspectivas sobre o mundo e, em última análise, sobre nós mesmos. Para despertar seu instinto de aventura e dar aquele empurrão no planejamento da sua próxima viagem (ou no mínimo indicar boas obras!), compilamos 5 ótimos filmes de viagem. Vamos à lista! 

Na natureza selvagem (2007)

filmes-de-viagem2
                Mapping Megan

Esta longa, dirigido por Sean Penn, com certeza entra na lista das obras que mais inspiram viajantes mundo afora. Baseado na história verídica de Christopher McCandless, um jovem americano que saiu em busca de uma vida mais próxima à natureza após se graduar na faculdade, Na natureza selvagem (Into the wild) retrata uma trajetória de autoconhecimento ao longo das estradas dos Estados Unidos. 

Vale lembrar que o personagem, por sua vez, teve como uma de suas inspirações a obra de Henry David Thoreau, que afirmou que “All good things are wild, and free” (“Todas as coisas boas são selvagens, e livres”) e “Not until we are lost do we begin to understand ourselves” (“Não até que estejamos perdidos começamos a entender nós mesmos”) – fica também a dica do autor e do seu livro Walden, um prato cheio para os viajantes.  

Movido por seu desejo de fuga de uma vida convencional e confortável na classe média americana, o protagonista encerra sua jornada na natureza selvagem e implacável do Alasca, onde se entrega a reflexões tocantes sobre o sentido da viagem, da sua própria fuga e da vida. 

Vale acrescentar que a bela fotografia e a trilha sonora são uma inspiração à parte! 

Leia Mais: Turismo sustentável: o que é e como aplicar na prática?

Encontros e Desencontros (2003) 

filmes-de-viagem3
Focus/Kobal/REX/Shutterstock

De Sofia Coppola, Encontros e Desencontros (Lost in translation) é hoje considerado um clássico cult. Retratando a cultura peculiar e encantadora do Japão contemporâneo, o filme  narra a história de dois estranhos que se esbarram em Tóquio e iniciam uma inesperada e inusitada amizade. 

Charlotte, uma jovem que acompanha o marido imerso no próprio trabalho, e Bob, um ator americano que está gravando um comercial, estão, de algum modo, em um ponto estranho de suas próprias vidas na sua viagem à capital japonesa. 

Juntos, descobrem uma nova cultura e exploram o significado da sua solidão em meio a milhares de estranhos – é o cenário de uma língua estrangeira, uma paisagem urbana estrangeira e o despertar de todas as reflexões que só a imersão num destino tão diverso pode trazer. 

Com ótimos diálogos e belos frames de Tóquio, o filme vale muito a pena.   

Leia Mais: Curiosidades culturais: saiba como não fazer feio em Paris, Nova York, Tóquio e Dubai 

Sob o sol da Toscana (2003)

filmes-de-viagem4
IMDb

Baseado no livro homônimo de Frances Mayes, Sob o sol da Toscana (Under the tuscan sun) é baseado no relato biográfico da própria escritora americana, que se entregou à fascinante empreitada de reformar uma villa na solar região da Toscana, na Itália. 

No filme, Frances está devastada após o fim do seu casamento e é convencida por uma amiga a tomar seu lugar em uma excursão pelo local.  No encantador vilarejo de Cortona, ela descobre que a villa de Bramasole está a venda e decide, de súbito, fazer uma oferta. 

Repentinamente, a protagonista se vê diante de um casarão secular na Itália que precisa de uma baita reforma, sem muitas perspectivas e um caminho em aberto para iniciar uma nova vida em um país estrangeiro. A partir daí, acompanhamos a jornada de Frances enquanto ela descobre a clássica dolce vita toscana, empreende uma obra na casa e parte em busca de reconstituir sua vida interior e retomar sua felicidade. 

Um filme que se passa na belíssima Toscana não precisa de muito para encantar – principalmente porque ele também retrata a deliciosa culinária local e o estilo de vida da região. 

Leia Mais: Turismo Gastronômico: 6 destinos para se deliciar no Brasil e no mundo 

Diários de Motocicleta (2004) 

filmes-de-viagem5
IMDb 

Precisando de um último empurrão para finalmente tirar o seu mochilão pela América do Sul do papel? Assista a Diários de Motocicleta (Motorcycle Diaries), do diretor brasileiro Walter Salles. 

O longa é baseado na viagem real empreendida por Ernesto Guevara (que viria a se tornar “Che”) e seu amigo Alberto Granado pelo continente sul americano, em 1952. Estudantes de Medicina, os dois partem para atuar como médicos voluntários em colônias próximas ao Rio Amazonas, no Brasil, e desvendam as culturas e agruras dos países pelos quais passam, descobrindo suas belezas e dores. 

Retratando o cenário cultural, econômico e social da América do Sul, o road movie é um prato cheio para inspirar o viajante inquieto que há dentro de você a conhecer nossos países vizinhos, sem medo de se entregar às surpresas da estrada. 

Leia Mais: Como fazer uma viagem de carro pelos países do Mercosul

Antes do amanhecer (1995) 

filmes-de-viagem6
IMDb

Este filme, o primeiro da trilogia dirigida por Richard Linklater, valeria a pena só por seu roteiro excepcional, não fosse pela magia do seu cenário de fundo: as belezas de Viena, na Áustria. 

Antes do Amanhecer (Before Sunrise) narra o encontro entre a jovem francesa Céline e o americano Jesse, que se esbarram em uma viagem de trem para a capital austríaca. A partir daí, os dois iniciam um convívio de um dia e uma noite capaz de marcar toda uma vida. 

Com um dos melhores diálogos do cinema e as ruas de Viena como plano de fundo, o filme inspira reflexões sobre encontros, sincronicidade, acaso, o sentido da vida humana e, é claro, uma viagem para conferir a cidade de perto. 

Fica a dica: os dois outros filmes da trilogia, Antes do Por-do-Sol e Antes do Anoitecer, se passam respectivamente em Paris e na Grécia – e são uma sequência imperdível. 

Leia Mais: Imigração na Europa: documentos e dicas para passar pela alfândega 

Dicas extras de Filmes de Viagem 

  • Meia noite em Paris, Wooody Allen
  • Central do Brasil, Walter Salles
  • Vicky, Cristina, Barcelona, Woody Allen
  • Thelma e Louise, Ridley Scott
  • Na estrada, Walter Salles 

E aí, o que achou das nossas dicas de filmes de viagem? Já assistiu algum (ou vários) dos filmes acima? Acha que faltou alguma obra imperdível na nossa lista? Comente e compartilhe com a gente! 🙂 

You may also like

1 Comment
  1. […] Frances, que sempre passava suas férias de verão no local, decide comprar uma antiga villa na região. Os momentos dramáticos e divertidos da reforma da casa, o estilo de vida local e reflexões profundas que só uma terra estrangeira nos traz permeiam o livro – que virou um filme que também merece ser assistido!  […]

Leave a Comment

Your email address will not be published.