Tudo que você precisa saber sobre peso e volumes de bagagem

by

Aperta daqui, encolhe dali, tira uma peça, coloca outra. Senta na mala e puxa o zíper. Arrumar a mala para uma viagem pode ser um verdadeiro desafio para alguns. E por mais que a vontade de levar “tudo e mais um pouco” para o tão sonhado destino seja grande, é preciso obedecer normas nacionais e internacionais que estabelecem limites de peso e volume para as bagagens. Portanto, para evitar transtornos no aeroporto e não ter de abrir a mala na hora do check-in, preparamos um guia que lhe ajudará na próxima viagem! Acompanhe!

Bagagem de mão

A bagagem de mão é aquela que entrará no avião com você, podendo ficar abaixo do assento ou no compartimento de bagagem (acima). É recomendável que itens como dinheiro, documentos, aparelhos eletrônicos como notebooks, tablets, celulares e jóias estejam nela.

Na hora do check-in ela será pesada ou medida pela companhia e, no momento do embarque ela passará pelo raio-X e poderá ser inspecionada pela polícia. Veja abaixo o tamanho indicado para viagens nacionais e internacionais:

Viagens nacionais

Em voos domésticos, a bagagem não pode ser maior que 115 cm (soma da altura + comprimento + largura) e o peso máximo é de 5 kg.

Viagens internacionais

Alguns países permitem um limite bem maior de peso, chegando até a 18kg. Entretanto, a restrição de volume geralmente é a mesma dos voos nacionais. O alerta fica principalmente para quem vai viajar por operadoras low cost europeias. Nestes casos, vale redobrar a atenção, pois as medidas costumam variar entre as empresas e, caso não atendam às exigências, as taxas de despacho podem ser bem salgadas! Sempre consulte a companhia aérea para obter informações específicas.

Dicas

  • Seja em voos nacionais ou internacionais, a bagagem de mão não poderá conter objetos cortantes ou perfurantes, como tesouras e canivetes. Esses objetos deverão estar na mala despachada;
  • Em viagens para o exterior, líquidos, géis e pastas devem ser armazenados em recipientes plásticos transparentes com capacidade para até 100 ml. Os itens devem estar em outra embalagem plástica transparente, com fecho, de 20 cm x 20 cm. A soma do volume total não pode ultrapassar 1 litro.

Bagagem despachada

As bagagens despachadas são aquelas malas maiores, que vão no bagageiro do avião. Ao chegar ao aeroporto, você deve encaminhá-las no momento do check-in e, ao chegar ao seu destino final, buscá-las na esteira de bagagens do aeroporto. Ao encaminhá-la à companhia aérea, você recebe um comprovante que deverá ser guardado para conferência ou para o caso dela ser extraviada.

Viagens nacionais

Para voos dentro do Brasil você poderá levar o total de 23 kg, em uma ou mais malas. A soma das dimensões da bagagem não pode ultrapassar 158 cm.

Viagens internacionais

Se for viajar para fora do país, você poderá levar duas malas de, no máximo, 32 kg cada. A soma das dimensões também não pode ultrapassar 158 cm. Porém, algumas companhias e países podem usar a franquia por peso. Por isso, antes de fechar as malas e partir para o aeroporto, informe-se com a sua companhia aérea. É importante ressaltar também que a regulamentação brasileira vale apenas para os voos que saem do Brasil ou que foram comprados aqui (ida e volta).

Dicas

  • Identifique sua mala com o seu nome e telefones para contato e coloque nela alguma marca que a torne única, como adesivos, etiquetas de silicone ou fitas coloridas. Isso facilitará a identificação na esteira de bagagens e evitará que outra pessoa a leve embora por engano;
  • Caso você vá para a Europa ou os Estados Unidos, por exemplo, e de lá faça algum voo interno, a quantidade e o peso permitido para a bagagem será bem menor. E em alguns casos, a mala despachada não estará inclusa no valor da passagem. Por isso esteja sempre atento às regras do seu voo.

E aí, anotou todas as dicas? Agora é só fazer as malas e boa viagem!

[RICH_REVIEWS_SNIPPET]

You may also like

Leave a Comment

Your email address will not be published.