Empoderamento feminino: confira dicas para mulheres viajantes

O empoderamento feminino:​ viagens libertadoras

by

As mulheres estão conquistando o seu espaço e uma das maneiras de mostrar esse empoderamento feminino é viajando sozinha. Porém, sempre que uma diz que vai viajar já começam as perguntas: vai com quem? Você é louca de ir sozinha?

Elas trabalham, estudam, conquistaram sua independência financeira, mas, algumas atitudes podem parecer loucura ou uma coisa absurda.

Deveria ser uma coisa normal fazer as malas e partir para estrada desacompanhada, mas isso ainda parece um tabu. A verdade é que quando se faz isso é possível conhecer lugares e pessoas maravilhosas.

A segurança sempre deve ser uma prioridade, por isso é sempre bom antes pesquisar sobre o lugar, conhecer onde irá se hospedar e como funciona a cidade. Tomando esses cuidados não será essa uma das preocupações que se deverá ter.

E não ache que são poucas as mulheres que gostariam de sair por aí desacompanhadas. Segundo um levantamento do Ministério do Turismo do Brasil, a cada 8 brasileiras 1 pretendia viajar sozinha nos próximos seis meses.

Para quem pretende ir para o exterior existem alguns lugares considerados um pouco mais seguros, como a Islândia, Canadá e Dinamarca.

O mais divertido é que se pode conhecer outras mulheres que estão na mesmo situação e acabar encontrando companhia para se divertir.

O empoderamento feminino em viagens solitárias ou em grupo de mulheres 

Há também quem opte por viagens em grupos formados apenas por mulheres.

Viajar com amigas é uma delícia, mas nem sempre é possível contar com as colegas nessas horas, afinal, nem sempre se tem disponibilidade.

Por isso, algumas agências de turismo possuem pacotes exclusivos para quem está em busca do empoderamento feminino. Nesses grupos, homens não entram e assim as mulheres podem ter um momento só delas com muita diversão.

Dicas para as mulheres viajantes

O empoderamento feminino derruba cada vez mais barreiras para as mulheres viverem como quiserem, mas tomar cuidados com a segurança é fundamental, especialmente em um lugar desconhecido.

Por isso veja algumas dicas de como fazer uma viagem tranquila e não ficar preocupada.

  • Informe-se sobre a cultura local (particularmente da perspectiva de mulheres viajantes), assim poderá segui-la sem desrespeitar ou ser desrespeitada;
  • Sempre tenha uma maneira de entrar em contato com alguém ou ser contatada. Leve sempre o celular com você e deixe o telefone do local que está hospedada com parentes. Há algumas dicas para usar o celular na Europa que podem servir para outros países, então busque segui-las para que não ocorram imprevistos;
  • Evite ostentar os seus pertences;
  • Não use transportes suspeitos;
  • À noite, sempre ande em grupos;
  • Evite sair beber demais sozinha. Revezar a bebedeira com os amigos é uma boa ideia para que um cuide do outro.

Independente do seu roteiro e de como optar pela viagem esse é um momento de se conhecer melhor, desfrutar de novos lugares, conhecer gente interessante e ressaltar o empoderamento feminino.

Texto de Jeniffer Elaina, do SeguroViagem.org

 

You may also like

Leave a Comment

Your email address will not be published.