Dinnheiro para viajar

Como levar dinheiro para viagem internacional?

by

Planejar uma viagem é uma tarefa que exige cuidado e atenção, principalmente no que diz respeito aos gastos. Já falamos por aqui sobre como economizar durante a viagem com passeios gratuitos, hospedagens mais em conta e aproveitar as baixas temporadas, mas a principal dúvida que surge após planejar a viagem e definir estratégias de economia é: qual seria a melhor forma de levar dinheiro para viagem? Cartão pré-pago, dinheiro em espécie, cheques de viagem ou cartão de crédito?

Com o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) os cartões de viagem pré-pago, cheques de viagem, cartões de débito ou crédito e saques em outros países passaram a pagar um valor alto pela transação. Por isso é importante ficar de olho no mercado e acompanhar as variações da moeda do país que você for visitar. Confira algumas maneiras de como você pode levar dinheiro para viagem no exterior.

 

Dinheiro em espécie

Levar dinheiro em espécie depende da moeda que você vai levar e do país de destino. É ideal levar e gastar dinheiro na moeda do país de destino se a moeda for forte como o dólar, o euro ou a libra. Nesses casos, a dupla conversão costuma ser mais vantajosa (compra de uma moeda no Brasil para conversão em outra no destino).

Se o destino for um país cuja moeda seja fraca e a economia instável, o ideal é levar dinheiro em dólar ou euro. Chegando no destino, procure uma casa de câmbio para trocar pela moeda local. Evite trocar em lugares não oficiais ou com cambistas para não correr o risco de receber notas falsas.

Levar dinheiro em espécie é uma ótima maneira de economizar, já que o IOF é de apenas 1,1% enquanto compras com cartões tem 6,38% de imposto. Mas lembre-se: é permitido viajar para o exterior com até R$ 10.000,00 em espécie sem ser declarado à Receita Federal. Valores acima de dez mil reais precisam ser declarados com documentação alfandegária no aeroporto.

Se o destino for algum país do Mercosul, levar reais e comprar a moeda local também é uma opção, basta pesquisar o que é mais interessante na época da viagem.

 

Cartões de débito e crédito

Se a sua vontade é de fazer uma viagem mais econômica, os cartões de crédito ou débito internacionais não são as melhores opções, já que o IOF é mais alto do que se levar dinheiro em espécie.

levar dinheiro para viagem ou cartão

Entretanto, se você fizer uma compra usando o cartão de crédito terá a opção de decidir entre fazer a conversão para reais no momento da compra ou esperar até o pagamento da fatura. Optando por converter no momento da compra, você pode evitar pagar mais caro pela compra devido as oscilações do mercado.

Os saques não são vantajosos, apenas em situações de emergência, já que além do IOF você irá pagar também pela taxa de uso do caixa eletrônico.

Embora o uso dos cartões tenha essas desvantagens, eles são práticos e seguros, fáceis de levar e de cancelar em caso de perda ou roubo, além claro de servirem para situações de emergência.

 

Cartões pré-pago

Conhecidos também como travel money os cartões pré-pagos funcionam como cartões de débito, eles são recarregados pela internet e podem incluir mais de uma moeda no mesmo cartão, o que é uma ótima opção para quem vai viajar por vários países.

O cartão pode ser adquirido junto ao seu banco (se ele oferecer essa modalidade) ou em casas de câmbio. Não há custos de emissão ou anuidade e a maioria são das bandeiras Visa e Mastercard. Os cartões pré-pagos também permitem saques em caixas eletrônicos. Além do mais, em caso de perda ou roubo, ele pode ser reposto em até 72 horas e o valor que havia nele é recuperado.

Apesar do IOF ser o mesmo praticado nos cartões de débito e crédito, algumas casas de câmbio negociam a taxa. Entretanto, além da cobrança por saques, deixar o cartão inutilizado também gera cobrança.

 

Então, como levar dinheiro para viagem?

Apresentamos as vantagens e desvantagens das três principais formas de levar dinheiro para viagem. A escolha da melhor forma para você levar dinheiro para o exterior vai depender da moeda que você vai levar e do país de destino.

O ideal é que você leve mais de uma opção quando for viajar, separando o dinheiro em espécie para gastos como gorjetas e compras, por exemplo, e deixando o cartão de débito ou crédito para imprevistos, reservas em hotéis, emergências, entre outros.

Vai viajar para o exterior? Veja nossas dicas incríveis de como economizar na viagem internacional!

You may also like

1 Comment
  1. […] Leia mais: Como levar dinheiro para viagem internacional?  […]

Leave a Comment

Your email address will not be published.