5 dicas para quem vai viajar de avião pela primeira vez

by

Está ansioso para viajar de avião pela primeira vez? Provavelmente, você está cheio de perguntas sobre como será a viagem. Talvez esteja também com um frio na barriga porque não é incomum ter medo de voar. Muita gente se segura na poltrona no momento da decolagem e da aterrissagem. Para ajudar você a aproveitar ao máximo sua viagem de avião, reunimos abaixo cinco dicas.

1) Chegue ao aeroporto com antecedência

As companhias aéreas costumam abrir o check-in online com 72 horas de antecedência do voo e com quatro horas de antecedência nos balcões de atendimento dos aeroportos. Nossa recomendação é fazer o procedimento na internet, ainda mais se você não tiver mala de viagem para despachar. É muito mais fácil no site encontrar aquela poltrona tão desejada perto da janelinha. O fechamento do check-in varia conforme a empresa aérea. A média é de 40 minutos de antecedência para o horário de saída dos voos domésticos. Ou seja, se o voo com destino nacional está marcado para as 9h40, o check-in será encerrado às 9h. Para voos internacionais, a média é de uma hora.

Depois de fazer o check-in, você terá o bilhete de embarque nas mãos e poderá se dirigir ao portão definido para seu voo. O horário para se apresentar no portão de embarque está impresso no bilhete de passagem. Caso não esteja, valem as regras da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que definem até 30 minutos antes da hora estabelecida no bilhete de passagem para linhas domésticas e até 60 minutos antes do horário mencionado no bilhete para linhas internacionais.

Cuidado! Ao chegar ao portão de embarque um minuto depois do fechamento, você terá de se conformar com a perda do voo. Não há flexibilidade por parte das companhias aéreas. Em cidades de trânsito caótico como São Paulo e Rio de Janeiro, sair bem cedo de casa é o único jeito de garantir a pontualidade.

2) Fique atento às regras de bagagem

Quem vai viajar de avião pela primeira vez precisa conhecer seus direitos. Resolução da ANAC desobriga as companhias aéreas a oferecer gratuidade no despacho de bagagem acima de dez quilos. Para conferir todas as regras atualizadas, clique aqui

3) Esteja atento à esteira de recolhimento de bagagem

Você vai receber no check-in um tíquete com as informações da sua bagagem indicando a esteira que será usada no aeroporto de destino. Nossa dica é conferir se a informação está realmente correta nos telões que ficam em cima de cada esteira localizada no aeroporto de destino. Esse tíquete comprova ainda que você fez o despacho das bagagens, podendo ser usado em caso de extravio ou dano delas para exigir o ressarcimento. Por isso, guarde o tíquete muito bem, já que você pode precisar dele para não ficar no prejuízo.

4) Encare com naturalidade alguns incômodos

As pessoas, especialmente as que vão viajar de avião pela primeira vez, costumam ter medo da turbulência, ocasião em que o avião balança devido a condições meteorológicas. O avião não vai cair por causa disso! Fique tranquilo! Mantenha-se sentado em sua poltrona com os cintos afivelados até que a instabilidade termine.

Muita gente reclama também da pressão nos ouvidos, especialmente na decolagem e no pouso. Nesse caso, mastigar o bom e velho chiclete, assim como simular bocejos, pode aliviar o incômodo.

Em viagens muito longas, como as internacionais para a Europa, por exemplo, não fique sentado o tempo inteiro. Você pode caminhar pela aeronave sempre que não precisar permanecer sentado com o cinto afivelado.

5) Verifique se seu voo tem escala ou conexão

Há três tipos de voo: direto, com escala ou com conexão. No primeiro caso, o avião leva você diretamente para a cidade de destino. No segundo caso, ele aterrissa em uma ou mais cidades, mas os passageiros permanecem dentro da aeronave o tempo inteiro. Já no último caso, o passageiro precisa trocar de avião. É muito fácil fazer isso. Siga as instruções dos funcionários que ficam na saída da aeronave. Eles estão lá para orientar os passageiros que se encontram em trânsito para outra cidade que não seja aquela que você foi obrigado a parar.

Precisa de mala de viagem?

A GetMalas é uma empresa que oferece a possibilidade de você alugar suas malas de viagem. Você pode se perguntar o porquê faria isso. Afinal de contas, esse é um serviço novo no mercado. São muitos os motivos, com destaque para preço – alugar é mais barato! – e comodidade ou facilidade de não ter que se preocupar com a manutenção da mala e com a escolha de um lugar na sua casa somente para armazená-la. Acesse nosso site e faça seu pedido para que possamos entregar uma mala de viagem novinha na sua casa.

 

Está pronto para viajar de avião pela primeira vez? Ou tem alguma dúvida não solucionada neste post? Contamos com seus comentários!

You may also like

1 Comment
  1. […] preciso ter em mente que o passageiro aéreo, antes de tudo, é um consumidor de serviços como qualquer outro. Diante de transtornos ou […]

Leave a Comment

Your email address will not be published.